Nova Pádua trabalha na revisão do Plano Diretor
Prefeitura municipal realizou lançamento do projeto que visa estratégias e ações de melhorias no perímetro urbano
O plano diretor é o principal instrumento de uma cidade. Ele define suas diretrizes, estabelece as normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos. E por isso Nova Pádua está promovendo a revisão de seu Plano Diretor. O lançamento ocorreu no dia 11 de dezembro e visa apresentar uma nova proposta para elaboração do material com o apoio da comunidade. De acordo com o secretário de Administração e Fazenda e responsável por ouvir as demandas das entidades, associações, legisladores e comunidade, Pedro Quintanilha, o último Plano Diretor de Nova Pádua possui mais de dez anos e está desatualizado. “Precisamos fazer um plano que contemple às diretrizes do Ministério das Cidades e da legislação federal, até para podermos realizar a captação de recursos. E para isso, a participação da comunidade é fundamental, seja por meio de pesquisas que serão realizadas ou de sugestões enviadas pelo site”, aponta Quintanilha.
A primeira etapa do novo Plano Diretor consistiu na montagem da comissão de gestão e coordenação. A empresa E-cidades será a responsável pelo processo de elaboração/atualização do material. Quintanilha será o responsável por ouvir as demandas da comunidade, enquanto que a chefe do Departamento de Projetos, Graziela Verdi, assumirá o cargo de coordenadora, e o engenheiro civil, Mário Rech, será o responsável técnico pelo Plano.
O próximo passo é a divulgação da revisão do material junto à comunidade, entidades e associações, recolhendo informações, sugestões e opiniões do que os paduenses gostariam que fosse contemplado no Plano Diretor. “Será um plano participativo, onde todos terão a oportunidade de colaborar, seja através da entrega dos formulários, da consulta popular ou por meio do site da prefeitura”, explica Quintanilha. A previsão é que o Plano Diretor esteja concluído em três meses para posteriormente ser enviado para a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.
Conforme o prefeito Ronaldo Boniatti, para que o município se desenvolva sustentavelmente é necessário que atualize o Plano Diretor. “Ele consiste nas estratégias e ações que tem por objetivo proporcionar melhorias físico-territoriais no perímetro urbano de Nova Pádua, atendendo as necessidades e demandas dos paduenses”, destaca.
0 Comentários