Nova Pádua

Nova Pádua prospera no turismo e preserva a cultura

Através do Prodenp, prefeitura aposta em diversificar a matriz econômica

O Pequeno Paraíso Italiano está apostando no turismo como ferramenta para diversificar a matriz econômica. Nos últimos anos, o município de 2,5 mil habitantes tem dedicado esforços para incrementar a oferta do setor através do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico de Nova Pádua – Prodenp, que desde 2018 vem sendo colocado em prática. 
Nessa jornada eleitoral 2020, conheça a seguir as propostas de cada candidato na área de cultura e turismo para alavancar ainda mais o município de Nova Pádua: da coligação ‘Ouvir, compreender e administrar com sabedoria’, Itamar Bernardi – Kiko e Franciele Pan Menegat; do Progressistas, Danrlei Pilatti e Inácio Sonda; e do PTB, Adelar Stuani – Careca e Leandro Vivan. 
Dentro do projeto do Prodenp, a administração atual investiu mais de R$ 1 milhão para a criação de um ponto turístico de referência, onde os visitantes pudessem encontrar toda a infraestrutura necessária, como informações sobre os atrativos da região, agência de receptivo, café, restaurante, sanitários e áreas de lazer. O lugar escolhido foi o Belvedere Sonda, que foi totalmente reformulado e atualmente é referência para o turista que visita Nova Pádua.
O município também é bastante procurado por suas belezas naturais e turismo de aventura. 

Feprocol

O município também é divulgado durante sua festa máxima: a Festa dos Produtos Colonias, Feprocol. A 14ª Feprocol foi realizada de 15 a 24 de fevereiro de 2019, e é promovida pela prefeitura de quatro em quatro anos. O evento representa os setores agrícola e industrial, além de fortalecer a economia. Costumes, atividades herdadas da colonização italiana, religiosidade, gastronomia, exposições e desfiles de carros alegóricos nas ruas, transformam a cidade num grande cenário, onde o protagonista passa a ser o visitante.

Banda Santa Cecília

Com 107 anos, a Banda Santa Cecília é uma bela herança ao povo paduense. Sua oficialização ocorreu em 20 de abril de 1913 e, de lá até então, muitas gerações permanecem em sua formação. É a experiência com a juventude que se mesclam e são responsáveis pela, quem sabe, vida eterna da entidade cultural criada com o objetivo de trazer um pouco de alegria em meio a tantas dificuldades.

Propostas ‘Ouvir, compreender e administrar com sabedoria’

Sabemos que o turismo é um importante transformador de economias e sociedades, e a cultura traz para a sociedade um conhecimento e uma riqueza sem igual. 
Para fortalecer o setor turístico, ampliando e diversificando a oferta turística, devemos atrair investidores na área do Turismo e repensar as ações nesta área sendo necessária a criação da Secretaria de Turismo, Cultura, Comércio e Serviços e também o Centro de Atendimento ao Turista. Para os interessados em investir neste setor, será disponibilizada e regularizada área e apoiaremos o empreendedor turístico local com incentivo também de novos empreendimentos, realizaremos campanhas promocionais contínuas e criaremos o Programa de Identidade Vitivinícola e Cultural nas rotas turísticas, com melhoramento das vias de acesso aos pontos turísticos e construção de ciclovias.
Os eventos que já são tradição como a FEPROCOL, Festa do Colono e do Motorista, Show de Calouros, Semana Farroupilha, Festival do Espumante, Piquenique Paradiso Del Vale, Natal, Festas do Interior, serão incentivados e promovidos novos eventos também, com a criação de um calendário de eventos turísticos. Serão reforçados o Fórum Municipal do Turismo e o COMTUR, contribuindo com o crescimento do turismo.
Divulgaremos o turismo e a cultura local, participando em feiras e eventos regionais e nacionais e construiremos um Centro Comunitário. O antigo prédio da Subprefeitura será revitalizado e um prédio para Biblioteca Pública será construído.
Conhecer a história, a arte e as pessoas de um lugar, saborear sua comida, descobrir seus costumes e curtir suas paisagens, esse é o objetivo em incentivar o turismo e a cultura em nosso município.

Propostas Progressistas

A cultura proporciona prazer em ser, fazer e pertencer e atribui valor e identidade própria a um indivíduo ou grupo de pessoas. O turismo, por sua vez, transforma a economia e a sociedade, promovendo a inclusão, gerando oportunidades de emprego e agregando renda para o município.
E se pudéssemos aliar o turismo à cultura? Entendemos que nada substitui uma experiência. As propostas para o turismo visam criar novos pontos turísticos, fortalecer o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), aperfeiçoar a Semana Municipal do Turismo, criar um centro de informações turísticas, aprimorar leis de incentivo ao empreendedor turístico local, pavimentar os acessos aos pontos turísticos existentes, revitalizar o pórtico, buscar parcerias público-privadas para o desenvolvimento do setor, divulgar e apoiar eventos como a FEPROCOL, Festa do Colono e do Motorista, Show de Calouros e outros, além de fortalecer roteiros turísticos junto às associações Apromontes, Vales da Serra e Passo do Vinho.
Em relação à cultura, as prioridades são construir um Centro Cultural, promover eventos que valorizem nossa cultura, atribuir nova funcionalidade ao prédio da Subprefeitura, modernizar a Biblioteca Pública Municipal, organizar uma feira cultural anual, promover ações e atividades que façam menção ao Talian, possibilitando a sua aprendizagem nas escolas, incluir a Noite do Filó e atividades que aproveitem o Gemellaggio, bem como agregar festividades ao Dia da Imigração. Queremos promover o artesanato do município, criar a lei de fomento para investir em entidades, como a Banda Santa Cecília e os corais, e em projetos de cunho cultural e artístico, além de valorizar o tradicionalismo junto aos CTGs locais.
O desenvolvimento do turismo cultural está crescendo na atualidade, devido ao  desejo das pessoas de conhecer e compreender o patrimônio material e imaterial dos lugares que visitam. Nova Pádua é dotada de muitas possibilidades culturais e turísticas que fazem dela o Pequeno Paraíso Italiano.

Propostas PTB

Turismo: o turismo é uma política de desenvolvimento social na economia do município, por isso entra no planejamento econômico de gestão. 
Cultura: ações estratégicas no campo da cultura, democratizar a gestão da cultura, processos decisórios, garantindo a formação e informação cultural ao cidadão. 
Projeto para a construção de um ginásio poliesportivo, beneficiando o esporte, a própria cultura, futsal masculino e feminino, e vários outros segmentos esportivos, incluindo o campo municipal paduense, com a integração de escolas, artesanato, produtos coloniais, pessoas com deficiência, clube de mães, terceira idade, banda Santa Cecília, ações pastorais, teatros religiosos, etc. 
Um projeto para regulamentar e legalizar o arquivo histórico municipal, o museu municipal, a biblioteca pública, incluindo o nosso artesanato dentro do próprio ginásio poliesportivo.
Combater a desigualdade racial, inclusão social nas diferentes cores, raças, religiões. 
Oferecer acesso universal e integral às práticas esportivas, lazer, praças, recreação, promovendo o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população. 
A participação social nas tomadas de decisões políticas do município é muito importante para poder acertar e respeitar a liberdade de expressão e pensamento nas atividades esportivas e culturais.

 


 

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário