Nova Pádua

Nova Pádua integrará o Programa de Monitoramento da Mosca na Fruticultura

Município contará com cinco armadilhas, que serão instaladas nas comunidades do Travessão Curuzu, Mützel, Bonito, Leonel e Acioli

O município de Nova Pádua passará a integrar o projeto  “Sistema de Alerta para Monitoramento da Mosca-das-Frutas”, coordenado pela Embrapa.

O projeto é desenvolvido desde 2011 em Pelotas, e desde 2017 em alguns municípios da região da Serra Gaúcha. Ele consiste em amostragem populacional da praga, para definir o controle do inseto na produção de pêssego, ameixeira, entre outras variedades frutíferas. Semanalmente a Embrapa elabora um boletim com dicas e orientações para uso correto das ações de controle.

Para possibilitar a elaboração deste relatório, Nova Pádua contará com cinco armadilhas que serão instaladas nas comunidades do Travessão Curuzu, Mützel, Bonito, Leonel e Acioli.  O secretário da Agricultura, Samoel Smiderle, e engenheiro agrônomo da Emater –RS/Ascar, Wilian Heinzte,  serão os responsáveis por realizar semanalmente a coleta e a contagem de moscas capturadas em cada armadilha e, se necessário, farão o reabastecimento da isca utilizada para a captura.

De acordo com o engenheiro agrônomo, os produtores receberão as informações de quantidade do inseto diretamente via celular. “Os agricultores terão parâmetros mais confiáveis para fazer a tomada de decisão visando o controle da mosca. Não adianta passar inseticida para combater o inseto se não é constatada a presença da mosca na região/comunidade”, frisa.

Os interessados em receber o relatório deverão se cadastrar no site https://www.embrapa.br/sistema-de-alerta, ou, devem solicitar à Emater ou Secretaria Municipal da Agricultura a inclusão do contato na lista.

 

 - Prefeitura NP/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário