Nova Pádua

Nova Pádua em destaque

Município possui Gestão Fiscal de Excelência e foi considerado um dos melhores do RS no pilar sustentabilidade

O mês de novembro está sendo de importantes conquistas para o município de Nova Pádua, que se destacou em dois estudos: o primeiro foi realizado pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF e avaliou a gestão do Pequeno Paraíso Italiano como excelente, enquanto o segundo foi promovido Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, e agraciou o município com o prêmio Band Cidades Excelentes, como uma das melhores cidades do Rio Grande do Sul, no pilar Sustentabilidade, na categoria municípios gaúchos com menos de 10 mil habitantes. 
Com base em dados oficiais, o Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF analisa as contas das cidades brasileiras por meio de quatro indicadores: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos, referente aos quais o município paduense possui índices positivos e uma gestão fiscal que foi considerada de excelência, estando em 101º lugar no Rio Grande do Sul e em 709º posição a nível nacional.
Para ser classificada como excelente, a pontuação exigida da cidade deve ser superior a 0,8 pontos, sendo que, referente ao ano de 2022, Nova Pádua teve uma nota total de 0,8530.
Em 2019 o município tinha uma gestão considerada boa, com índice de 0,7057. No ano seguinte esse índice subiu para 0,7103, mas ainda era considerada como uma boa gestão. Em 2021, Nova Pádua deu um salto para 0,8896, passando a ter uma gestão excelente. No ano passado, esse índice teve uma pequena queda para 0,8530, mas manteve-se com uma gestão no patamar excelente.
No que diz respeito aos indicadores analisados pelo IFGF, o Pequeno Paraíso Italiano obteve autonomia de 0,7082, considerada boa (entre 0,6 e 0,8 pontos) e liquidez de 0,7038, também classificada como boa. 
Nas categorias gastos com pessoal, a administração vem mantendo uma média com nota máxima excelente: 1,0000 pontos. O município também tem se destacado no indicador investimento, quando em 2019 o valor era de 0,6441 e passou para 0,6144 em 2020, ambas compreendidas como uma boa gestão. Em 2021 e 2022 esses índices cresceram e alcançaram o índice máximo, mostrando que todas as secretarias estão tendo grande comprometimento na aplicação dos recursos e investimentos voltados aos munícipes.
“O índice IFGF aponta que Nova Pádua teve, em 2021 e 2022, a melhor gestão fiscal desde 2013, mostrando que o trabalho realizado pela nossa administração se destaca pela transparência e responsabilidade com o dinheiro público, visando, assim, atender os munícipes da melhor forma possível”, destacou o prefeito municipal, Danrlei Pilatti, sobre a importância deste reconhecimento. 
Já o prêmio Band Cidades Excelentes, no qual Nova Pádua também foi agraciada, tem por objetivo fomentar e incentivar a prática da gestão pública nos municípios brasileiros. O prêmio é uma realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, e utiliza como instrumento de avaliação o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma de tecnologia e inovação com o objetivo de medir o nível de excelência das cidades brasileiras e promover o ciclo virtuoso do desenvolvimento humano.
Nesta edição do prêmio, foram avaliados 67 indicadores em seis pilares: educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública; e governança, eficiência fiscal e transparência.
A distinção no eixo sustentabilidade avaliou o trabalho dos municípios em quesitos como o atendimento à coleta seletiva e arborização urbana. O resultado é o reconhecimento do trabalho realizado pela administração: “Nossa prioridade é levar sempre mais qualidade de vida para a população paduense. Receber este prêmio é a concretização do trabalho que vem sendo feito com muita dedicação por toda a equipe”, ressaltou Pilatti acerca das premiações. 
De acordo com o secretário de Administração e Fazenda, Pedro Quintanilha, esse destaque no segmento sustentabilidade vem de encontro a um trabalho que vem sendo desenvolvido há anos, caracterizado por enquadrar a prefeitura em níveis de excelência: “A gente fez um trabalho muito forte na questão de modernização, tecnologia de processos eletrônicos, processo de papel zero, então estamos trabalhando, também, no melhoramento dos sistemas da prefeitura, colocando mais transparência em tudo que é feito”, comemora. 
Em relação à razão desses indicadores positivos para o município, o secretário acredita que se deva ao trabalho responsável que toda a equipe vem desenvolvendo, durante todos esses anos: “Dos prefeitos que já passaram e do atual prefeito, dos secretários, e atribuo isso muito a minha secretaria também, porque é ali que a gente trabalha fortemente para que esses números aconteçam, para que as coisas aconteçam e aconteçam da maneira correta. Então é fruto de um trabalho responsável, de comprometimento, que visa o crescimento e o desenvolvimento do município de Nova Pádua”, conclui, orgulhoso. 

 - Prefeitura NP/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário