Nova Pádua

Nova Pádua é o primeiro município da Serra a implementar programa Novo Rumo

Mapeamento digital promete tornar mais ágil o atendimento policial nas áreas rurais

Os produtores rurais paduenses podem se sentir mais seguros. Há mais de uma semana, Nova Pádua conta com o programa Novo Rumo que, através de um mapeamento digital, auxilia a Brigada Militar e dá mais agilidade e precisão no atendimento aos moradores do interior. Até o momento, mais de 90% das propriedades já foram cadastradas e a previsão é que, em breve, todas elas passem a integrar o programa. 
Desenvolvido desde 2017 em diversas cidades do Rio Grande do Sul, o Novo Rumo estreia na Serra Gaúcha no Pequeno Paraíso Italiano. Em Nova Pádua, a Emater foi uma parceira, fornecendo a localização das propriedades rurais, que tiveram suas coordenadas inseridas em um mapa digital. As informações foram compartilhadas com os policiais que, a partir delas, conseguem traçar a melhor rota para chegar aos locais com a maior brevidade possível.
“Quando o solicitante necessitar do serviço, informará ao atendente o seu código no projeto Novo Rumo. De imediato, o atendente passará esse código à viatura que, através do sistema de GPS, se deslocará com agilidade ao local informado. Isso facilitará muito o atendimento, visto que às vezes não temos nenhum ponto de referência ou ninguém para informar o local exato”, explica o sargento Odacir Fávero, do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM).
O início do programa em solo paduense ocorreu na terça-feira, dia 21, com visitas comunitárias. O projeto previa, de início, a aquisição de sistemas GPS, com custo estimado de R$ 2 mil por viatura. Mas a ideia do policial Arlan Batista dos Santos, de Nova Pádua, de pedir as informações à Emater e as incluir em mapas gratuitos acelerou e barateou o processo – a entidade também passou coordenadas geográficas para as polícias de Farroupilha, Flores da Cunha e São Marcos. A expectativa é que, em breve, as guarnições dessas cidades também possam acessar os endereços pelo celular.
Em Nova Pádua, o sistema inclui dados do proprietário e fotos da moradia. “Além disso, estamos formalizando parcerias com a prefeitura, Câmara de Vereadores e Sindicato Rural para a instalação de placas indicativas com o código que irá identificar cada propriedade”, conta Fávero. Após o programa estar totalmente concluído, a ideia é que seus dados sejam compartilhados com outros órgãos de segurança, serviço de ambulância, bombeiros, prefeitura e outros que prestam serviços públicos. 
Para o atendimento de ocorrências, a Polícia Militar de Nova Pádua disponibiliza o telefone (54) 9.8138.6884. Porém, em determinados momentos, esse número poderá estar fora de área, visto que a guarnição faz patrulhamento na cidade e na área rural. “Nesse caso, os paduenses devem ligar para o número (54) 3292 2000. O atendente do telefone de emergência irá despachar para as viaturas”, alerta Fávero. 

Em Nova Pádua, cadastro geográfico contou com o auxílio da Emater. - Pedro Henrique dos Santos
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário