Meio século dedicado à música
Quatro integrantes da banda Santa Cecília comemoram 50 anos de participação ativa
Cinquenta anos dedicados à banda Santa Cecília. Quando entraram, em 7 de setembro de 1969, eram adolescentes, hoje ensinam os jovens que pretendem seguir os seus passos. No ano em que a banda completou 106 anos de fundação – uma das mais antigas do Rio Grande do Sul – quatro de seus integrantes completaram 50 anos dedicados à música. Os paduenses Nestor Peccatti, Próspero Menegat, Sérgio Miozzo e o maestro Lino Peccati serão homenageados pela Câmara de Vereadores de Nova Pádua com a entrega do Título de Cidadão Benemérito, nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 19h, no salão paroquial de Nova Pádua.
Lino Peccati diz que herdou no sangue o amor pela música. “A maioria dos meus familiares eram ligados à música e na época a banda estava precária, convocando os jovens a fazerem testes e ingressarem na carreira”, relembra. Para Lino, participar da banda foi muito emocionante, mas com o tempo a responsabilidade aumentou. “Em menos de sete anos que estava na banda me passaram a maestria. E sou muito grato por ter conseguido levar o nome da Santa Cecília para diversos eventos e também para o seu centenário”, frisa. Já para o integrante Nestor, a banda Santa Cecília é como se fosse sua família. “Eu me sinto tão bem na entidade que nem parece que faz 50 anos que estou lá”, admite.
Os quatro integrantes querem passar aos jovens o amor pela música e fazer perdurar a banda por muito anos. “Trabalhamos voluntariamente em prol da cultura e desse patrimônio que se tornou a Banda Santa Cecília. Por isso, queremos que todos se engajem pela continuação da banda e incentivem cada vez mais”, destacam os músicos.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Danrlei Pilatti, os músicos são merecedores do título pela maestria em conduzir a banda Santa Cecília, fomentando através da música, a cultura. “Eles são representantes de uma entidade que ultrapassa os nossos limites territoriais, quando se trata do trabalho realizado com apresentações em eventos nos mais diversos municípios do Estado, levando sempre consigo o nome de Nova Pádua”, salienta Pilatti.
Após a solenidade, a Banda Santa Cecília proporcionará um jantar festivo no salão paroquial. Os ingressos para o jantar custam R$ 45 e podem ser adquiridos com os músicos da banda ou na Câmara de Vereadores.
Os homenageados
Lino Peccati: nascido em 8 de dezembro de 1953, entrou na banda com 15 anos. É agricultor e sócio-proprietário da Vinícola Sulmonte. Exerceu o cargo de vereador nas Legislaturas de 2005 a 2008 e 2009 a 2012, sendo Presidente do Legislativo nos anos 2007 e 2008. Peccati é autor do hino de Nova Pádua e é mastro e compositor da banda Santa Cecília. Atualmente toca saxofone.
Nestor Peccatti: nascido em 21 de janeiro de 1953, entrou na banda com 16 anos. Foi bancário por mais de 20 anos e se dedica à agricultura. Exerceu o cargo de vice-prefeito no período de 1997 a 2001 e foi presidente da Festa de Produtos Colonias (Feprocol) no ano de 1998. É sócio-diretor da Vinícola Sulmonte. É maestro fundador do coral Santa Cecília e maestro fundador do primeiro coral infantojuvenil de Nova Pádua. Na banda, toca bombardino.
Próspero Menegat: nascido em 7 de maio de 1943, entrou na banda com 26 anos. Menegat já integrou a comissão da Paróquia Santo Antônio, fez parte da diretoria do Cemitério de Nova Pádua e também atuou na diretoria da Cooperativa Santo Antônio e Cooperativa das Tungas de Caxias do Sul. Por 18 anos integrou a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua. Na banda, toca trompa.
Sérgio Miozzo: nascido em 21 de janeiro de 1952, entrou na banda com 17 anos. Miozzo integrou a comissão da Paróquia Santo Antônio e atualmente toca baixo na banda Santa Cecília.
0 Comentários