Nova Pádua

Jovens da Efaserra realizam visita técnica em propriedade rural de Nova Pádua

Munaro enfatiza a importância de trazer pessoas para o município, seja para conhecer o potencial ou buscar conhecimento

Na última semana de julho, os estudantes do 2º Ano da Efaserra - Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha fizeram uma visita técnica na propriedade do enólogo e engenheiro agrônomo Fernando Munaro, no Travessão Bonito.

Para Fernando, é sempre um privilégio receber os alunos na propriedade, oportunidade em que é repassado o conhecimento no trabalho com os vinhedos para que eles também possam colocar em pratica na vida profissional. “Nesta visita, abordamos a importância do manejo de solo na produção das videiras e fruticultura em geral. O solo é indispensável para a produção e por isso devemos conserva-lo”, destacou Munaro.

Outro assunto explanado com os alunos e professores foi o manejo dos vinhedos. “Manejar nada mais é do que adubar, podar, limpar, tratar entre outros cuidados. É fornecer o que a planta precisa para produzir bem. Nessa época do ano, procuramos focar no manejo da poda, prática mais importante da viticultura, uma vez que elimina o excesso de galhos da planta e seleciona galhos produtivos. A poda bem feita é a garantia de uma boa produtividade, tanto em quantidade como em qualidade”, frisou Fernando.

De acordo com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Nova Pádua, Gelson Sonda, as visitas técnicas permitem um vasto aprendizado para os estudantes. A Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA) proporciona aos jovens diferentes oportunidades e experiências. “Quero agradecer ao Fernando Munaro por disponibilizar a propriedade para os alunos da Efaserra conhecerem um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido por nossos agricultores no cuidado das videiras e, principalmente pelo conhecimento passado a esses jovens. O município se coloca à disposição para continuar recebendo os alunos e professores da Escola” enalteceu Sonda.

A Efaserra é uma escola de ensino técnico profissionalizante, equivalente ao Ensino Médio, que leva conhecimento aos estudantes, filhos de produtores de vários municípios da Serra Gaúcha. A escola funciona no regime de internato, onde os alunos ficam determinado tempo na instituição e um tempo em suas propriedades, praticando o que é ensinado. A Efaserra está localizada na Estrada do Imigrante, nº 575, na 3ª Légua, Caxias do Sul.

 - Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário