Nova Pádua

Investimentos em saúde preventiva e em convênios com hospitais

Confira as propostas dos candidatos à prefeitura de Nova Pádua para a saúde

Nova Pádua possui a Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain. Através dela, pacientes são consultados, medicamentos e vacinas disponiblizados, além de procedimentos realizados na área de enfermagem. A Secretaria também é responsável pelo transporte de pacientes para consultas, exames e cirurgias em Flores da Cunha, Farroupilha e Porto Alegre. 
De janeiro a 22 de outubro, o Posto de Saúde realizou 9.219 procedimentos. Já a farmácia teve 1.467 pessoas atendidas, uma média de 83 por dia.
No último ano, o município investiu no recadastramento dos usuários da Unidade e a confecção do Cartão Saúde. Conforme os dados, o município, que tem uma população de 2,5 mil habitantes, possuía um cadastramento de quase sete mil pessoas. Com a regularização do cadastro, todo o cidadão vai receber o Cartão Saúde Nova Pádua, que consta o código da pessoa no sistema da Secretaria e o número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento será obrigatório para consultas e retiradas de medicamentos no Posto de Saúde do município e no Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima de Flores da Cunha – com o qual a prefeitura possui contrato.
De janeiro a setembro, o relatório financeiro de gastos com chamamento público e Hospital aponta um investimento de R$ 432 mil. 932 pacientes foram encaminhados no período para o Hospital Fátima. 
Em relação à Covid-19, o município, que até então possuía poucos casos, teve um aumento. O mês de setembro teve apenas sete casos, já outubro – que ainda não acabou – possui 18 casos. No último boletim divulgado (terça-feira, dia 27), o município contabilizava 44 casos positivos, sendo que 36 pacientes já estavam recuperados, além do registro de uma morte. Dados do dia também relatam que foram realizados em Nova Pádua 261 testes com resultados negativos para o novo coronavírus. 
Confira as propostas dos candidatos ao Executivo paduense Danrlei Pilatti e Inácio Sonda, do Progressistas, e  Itamar Bernardi – Kiko (MDB) e Francieli Pan Menegat (PDT), da coligação ‘Ouvir, compreender e administrar com sabedoria’. A chapa do PTB, Adelar Stuani – Careca e Leandro Vivan, não encaminhou suas propostas.

Propostas ‘Ouvir, compreender e administrar com sabedoria’

Considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde existentes, o SUS é descrito pelo Ministério da Saúde como “um sistema ímpar no mundo, que garante acesso integral, universal e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos”.
Iremos garantir o fornecimento gratuito de medicamentos durante todo o ano, além de melhorar o sistema de transporte de pacientes para outros municípios, com aprimoramento do serviço de ambulância 24 horas.
A vacinação evita a propagação em massa de doenças. Diante desse fato teremos a vacinação diária, exceto para Febre Amarela. Pensando em minimizar os problemas encontrados na marcação de dentista, ofereceremos uma plataforma digital ao cidadão para marcação de dentista.
Nosso município depende de Hospitais das cidades vizinhas, assim iremos melhorar os convênios e repasses para o Hospital Nossa Senhora de Fátima e ofertaremos maior quantidade de exames de média e alta complexidade, ofertaremos maior número de consultas médicas especializadas também. Colaborando com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual, manteremos o auxílio para a APAE, que realiza um trabalho importantíssimo com este público.
Entendemos que convívio social é importante para manter corpo e mente sãos, assim ampliaremos o Projeto Bel Viver com oferta de transporte, serão retomados os grupos de hipertensos e diabéticos, os atendimentos com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogo, assistência social e fisioterapeutas serão mantidos. Aumentaremos o credenciamento de laboratórios com o intuito de garantir a realização dos exames que excedem à cota SUS.
A UBS terá sua área externa revitalizada quanto ao paisagismo e iluminação, aproveitando o espaço externo na sua totalidade.
Saúde e educação são as duas principais políticas públicas do país. São elas que podem produzir um mínimo de igualdade num país tão desigual. Prover saúde pública de qualidade significa garantir e respeitar a dignidade de cada cidadão que integra e constrói a sociedade brasileira.

Propostas Progressistas

Ser saudável significa ter qualidade de vida do ponto de vista físico, mental e social. Acreditamos que a saúde é um direito fundamental do ser humano e que assegurá-la é preservar a vida, nosso bem maior. E, para que isso seja possível, é necessário investir na saúde preventiva, evitando que o cidadão chegue doente à Unidade de Saúde.
Portanto, nossas propostas para a área da saúde consistem em investir na medicina preventiva, ampliando a oferta de serviços, incluindo a formação de grupos de autoajuda e captação de profissionais da área, a fim de reduzir os índices de depressão e o consumo exagerado de medicamentos. Iremos ampliar a capacidade de agendamento de consultas e exames especializados, manter e aprimorar a oferta de exames de média e alta complexidade, dar continuidade ao transporte de pacientes para consultas e exames, disponibilizar ambulância e equipe técnica 24 horas, manter os convênios existentes e ampliar o repasse de verbas para o Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima e para a APAE. Também é imprescindível garantir a qualidade e assistência farmacêutica gratuita de medicamentos e similares e acompanhar o sistema de distribuição de água, realizando análises de qualidade.
Como diferenciais, serão implementados o Programa Saúde na Escola, proporcionando políticas intersetoriais de prevenção e o projeto “Nós Cuidamos de Você”, com visitação às famílias em situação de vulnerabilidade social, a fim de prevenir, diagnosticar e tratar possíveis patologias físicas ou mentais.
Além disso, propomos desenvolver a Semana Municipal de Doação de Sangue e, juntamente com o Conselho Municipal da Mulher e profissionais capacitados, organizar um ciclo de palestras voltadas à saúde da mulher.
Cientes de que nada é tão importante quanto ter saúde, trataremos este assunto com muita seriedade e responsabilidade, cumprindo nosso dever de assegurar a qualidade de vida dos munícipes por meio de políticas públicas assertivas e eficientes nesta área.
 

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário