Nova Pádua

Há 20 anos semeando o futuro

Jantar em comemoração ao aniversário da Escola Prof. Bortolo Bigarella integra a programação da Festa do Colono e Motorista. Evento ocorre de 1º a 28 de julho

Um ano para promover reencontros entre professores e ex-professores, alunos e ex-alunos, colaboradores e ex-colaboradores que deixaram sua marca na instituição que completa duas décadas. Assim está sendo o 2023 da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Bortolo Bigarella, de Nova Pádua, que desde o início do ano vem realizando uma série de atividades com o objetivo de integrar escola e comunidade.
Fundada em 14 de fevereiro de 2003, atualmente a instituição atende 108 alunos, de zero a 5 anos, do Berçário ao Pré II, e conta com um total de 34 colaboradores, sendo: 14 professores titulares, 8 de disciplinas especializadas, 8 monitoras e 4 funcionárias.
De sua fundação até os dias de hoje, foram muitos os avanços: “Focamos no processo de ensino e aprendizagem, e, além de uma excelente estrutura física, temos um qualificado corpo docente, primamos por um ensino de excelência e recebemos um investimento do poder público no sentido da inovação, da busca por recursos tecnológicos, da qualificação permanente da comunidade escolar, desde a formação continuada para professores até o apoio para a realização da escola de pais, bem como da humanização e inclusão por meio do atendimento diferenciado para as crianças”,  destaca a secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Josenice Panizzon Bernardi.
A chefe da pasta também citou a parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde com o Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente que, desde 2021, oferece aos alunos das redes municipal e estadual – desde a educação infantil até o ensino médio – uma estrutura diferenciada: “São atendimentos variados como, psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo, psicopedagogo, nutricionista, assistente social, professor de língua portuguesa e de matemática, os quais visam, sobretudo, atender às defasagens na aprendizagem e qualificar ainda mais a educação paduense”, comemora. 
Josenice pontua, ainda, que as festividades alusivas aos 20 anos de fundação da Escola Prof. Bortolo Bigarella integram a programação da Festa do Colono e Motorista, fortalecendo a ligação entre a educação e a comunidade local: “Vivemos em um município agrícola, que atende alunos, na sua maioria, filhos de agricultores, cuja economia está baseada no agronegócio. Sendo assim, a instituição de ensino procura oferecer, por meio de projetos e atividades pedagógicas, questões inerentes ao interesse e às necessidades dos discentes, bem como as do meio que os cercam, priorizando uma educação de qualidade, que proporcione autonomia, criticidade e reconhecimento de cidadania desde a infância”, conclui.
Ponto de vista compartilhado pelo prefeito municipal, Danrlei Pilatti, ao mencionar que, historicamente, as bases da sociedade de Nova Pádua sempre foram o trabalho, a fé e a educação, heranças dos imigrantes italianos: “Evidencia-se grandes personalidades paduenses que deixaram seu legado por onde passaram, escritores, professores, religiosos, políticos, reitores, dentre outros. Na sua maioria, filhos de agricultores, que aprenderam desde cedo o valor de semear boas sementes na certeza de uma colheita exitosa. Assim, a Festa do Colono e Motorista oportuniza a valorização de todos os trabalhadores, abrindo espaço – e nesta edição, de forma especial – aos educadores e alunos que ajudaram a contar a história, ao longo desses últimos 20 anos, da nossa educação infantil”, enaltece Pilatti, promovendo uma reflexão acerca do futuro da educação. 
E por falar em futuro, zelar pelo das crianças é um dever que, há sete anos, cabe à diretora da Escola Prof. Bortolo Bigarella, Marisangela Beazuti Triaca, de 50 anos. “O sentimento é de muita responsabilidade por representar cada criança, cada família e cada professor ou funcionário da escola, mas também sentimento de alegria, gratidão, orgulho e muito amor por essa escola que eu vi crescer e se transformar no que ela é hoje”, emociona-se.
A pedagoga, que possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Escolar, acredita e defende que é possível uma escola pública de qualidade, mas que isso demanda muito conhecimento, trabalho e dedicação de todos: “O investimento deve ser constante, tanto no material como no humano. Nova Pádua tem condições de ter escolas de referência que preparem educandos críticos, conscientes e humanos”, elogia, parabenizando a escola pelos 20 anos de atuação.
Comemoração que culminará com o jantar de integração: “Procuramos mobilizar todas as pessoas que já passaram pela escola, autoridades, professores, funcionários, e pretendemos promover um momento de alegria e reencontro”, conclui Marisangela, convidando todos para participar do evento.
O Jantar em Comemoração aos 20 Anos da Escola Prof. Bortolo Bigarella será realizado no dia 1º de julho, às 19h, no salão da comunidade do Travessão Curuzu. No cardápio: macarrão, galeto, salsichão, maionese, salada verde, pão, vinho, refrigerante e café com biscoito. Os ingressos – ao valor de R$ 55 para adultos e R$ 30 para crianças de 6 a 12 anos (crianças até 5 anos não pagam) – podem ser adquiridos na escola ou com os líderes de turma. Mais informações pelos telefones (54) 3296 1182, (54) 9.9925.0756 ou ainda pelo (54) 3296 1600. A atividade será no primeiro dia de ações da Festa do Colono e Motorista de Nova Pádua, que ocorre de 1º a 28 de julho. 
Confira a programação completa da Festa do Colono e Motorista: 

Dias 1º e 2 de julho, sábado e domingo
Abertura do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro
4ª e 5ª Etapa da Copa MCorse de Hard Enduro
Informações: (54) 9.9627.3068 ou (54) 9.9911.6171
Inscrições: www.chronusae.com.br/eventos
- Dia 1º, sábado:  13h (prólogo na pista) - 18h (premiação)
- Dia 2, domingo: 8h (largada para as trilhas) - 16h (premiação)

Dia 15 de julho, sábado
19h: 25° Show de Calouros
Salão Paroquial de Nova Pádua
23h: Show Baile com a Banda Estação New

Dia 23 de julho, domingo
Dia do Colono e Motorista

9h: Missa na Igreja Matriz de Nova Pádua
10h30min: Desfile e bênção dos tratores e caminhões
12h: Almoço no Salão Paroquial
14h: 3º Tramonto in Piazza com show com Grupo Sanfonaço (haverá mateada, food trucks, brinquedos infláveis e distribuição de brindes)

Dia 28 de julho, sexta-feira, às 19h
2ª Noite da Culinária Paduense (evento beneficente)
Restaurante Susin e Bisotto – Belvedere Sonda
Informações: (54) 9.9961.8715 ou (54) 9.8108.8025

 - Maicon Pan/Divulgação  - Maicon Pan/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário