Nova Pádua

Executivo e legislativo avaliam o primeiro semestre

Prefeito e presidente da Câmara elencam as principais realizações

O aumento de horas máquina disponíveis para os agricultores, o início da revitalização do Centro, a construção da rótula de acesso a Nova Roma do Sul e aberturas nas estradas do interior estão entre os principais destaques apontados pelo prefeito Ronaldo Boniatti no balanço das ações realizadas pelo Executivo este ano. “Fomos surpreendidos pela pandemia e com a redução de recursos advindos da barragem da Ceran em consequência da estiagem. Acabamos tendo que fazer um replanejamento total. Tivemos que priorizar alguns pontos, entre eles, o atendimento da agricultura com máquinas, pois muitos agricultores requisitavam para açudes, em razão da estiagem”, exemplifica.
O prefeito prossegue explicando que, em virtude da pandemia, os planos para obras na região central do município também precisaram ser alterados e serão realizados em etapas. Ele também acrescenta, sem dar detalhes, que o município tem em andamento outro projeto na área do turismo e a construção, com recursos federais, do Centro Cultural. “Este já tínhamos licitado a obra, que era para ser iniciada em março, mas o governo federal paralisou os repasses. Caso liberem, iniciaremos imediatamente”.
A pandemia também impactou na arrecadação de recursos municipais. Com a queda da receita, a administração precisou fazer uso de reservas que seriam aplicadas em obras para suprir o déficit orçamentário. “Projetamos as contas nos próximos meses e teremos ainda mais déficit. Estamos muito atentos às receitas e isso definirá se faremos mais algumas obras”, informa Boniatti.
Dentre os projetos do Executivo enviados à Câmara no primeiro semestre, Boniatti cita um que ele se refere como “uma carta na manga” para o caso de as receitas fossem reduzidas até o final do ano. “Este projeto veio da possibilidade aberta, em nível federal, para todos os municípios do Brasil, que poderiam por algum período, durante a pandemia, suspender o pagamento da cota patronal ao fundo do servidor. Nesse caso, utilizaríamos se realmente tivéssemos uma surpresa orçamentária. Como não houve o mesmo entendimento por parte dos vereadores, o projeto não foi aprovado”.
O gestor acrescenta que o Executivo teve alguns projetos referentes à Covid-19 aprovados pela Câmara e outros de nível orçamentário e administrativo. “Até o fim do ano, poderão surgir outros, conforme a necessidade administrativa. O que já temos em vista até o final do ano é um projeto referente ao desenvolvimento do turismo”, projeta.

Orçamento será votado

Na Câmara, o presidente Danrlei Pilatti cita a aprovação do congelamento dos salários dos agentes políticos até 2024 e a revisão da Lei Orgânica entre os principais projetos que passaram este ano pela Casa.
Além desses, ele elenca a criação do Conselho do Jovem Empreendedor Rural e melhorias no site entre os pontos positivos. Nos próximos meses, a previsão é de que os parlamentares discutam a respeito da revisão do regimento interno, que deverá prever a extinção das votações secretas. Também serão apresentadas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
“As sessões presenciais e o expediente da Câmara foram mantidos. Porém, tínhamos algumas sessões solenes previstas, como entrega de moções e outras atividades que envolvem a participação da comunidade, o projeto Vereador Júnior e Bela Idade, que precisaram ser suspensos”, lembra Pilatti.

 -  -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário