Encontro reúne aplicadores de BTI
Cerca de 90 pessoas participaram de reunião em Nova Pádua
A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Nova Pádua promoveu, no dia 28, uma reunião com os aplicadores de BTI do município. Durante o encontro, os aplicadores receberam orientações sobre a forma correta da aplicação do produto biológico, evitando o desperdício e aumentando a eficácia, uma vez que o material tem um custo elevado. As palestras foram ministradas pela coordenadora estadual do Programa de Controle aos Simulídeos, Lúcia Mardini, e pelo responsável técnico da Empresa Sumitom Chemical Latin America, fabricante do BTI.
Conforme o secretário da Agricultura, Samoel Smiderle, a prefeitura está entregando o produto aos agricultores, que tem a responsabilidade de fazer a aplicação seguindo as orientações que foram dadas. “É importante que todos façam a sua parte e, para que o resultado seja percebido, apliquem de forma conjunta. O combate ao mosquito é um compromisso de todos nós", destacou Smiderle.
O BTI age somente na larva do borrachudo, portanto, o produto deve ser aplicado somente em água corrente, ou seja, córregos, arroios ou saídas de açudes. As aplicações devem ser feitas a cada 15 dias, simultaneamente em todas as propriedades, fechando assim o ciclo de três aplicações. Anualmente a prefeitura de Nova Pádua gasta cerca de R$ 20 mil para a compra do BTI.
Além da utilização do BTI, o controle das larvas também pode acontecer com a conscientização ambiental, por meio da preservação das matas ciliares em entorno de rios e córregos, evitando o lançamento de dejetos nos córregos e fazendo a limpeza de entulhos e galhos dentro dos córregos.
0 Comentários