Nova Pádua

Educação ambiental para formar cidadãos conscientes

Por meio do parque de preservação junto ao Loteamento Jorge Baggio, Nova Pádua busca futuras gerações mais sustentáveis

Um projeto que visa a criação de um parque de preservação ambiental junto ao Loteamento Jorge Baggio, em Nova Pádua, foi pensado indo ao encontro do objetivo de formar gerações mais sustentáveis. 
De acordo com o prefeito municipal, Danrlei Pilatti, a ideia surgiu de uma demanda da direção das escolas municipais, que solicitavam uma área verde para trabalhar a parte pedagógica e lúdica, com o intuito de realizar atividades de inserção e respeito com a natureza, desde cedo. 
“Em um primeiro momento vai ser instalada uma casinha na árvore, mas, futuramente, nada impede de criarmos uma parceria e termos uma academia ao ar livre. Afinal, o parque também vai servir como área de lazer para os moradores, contará com bancos e pouco mais de 200 metros de trilhas na parte interna. Vai se tornar um complexo porque é tudo muito próximo: a creche, a educação infantil, a área verde, o CTG Laço Italiano e a construção do Centro Cultural; queremos fazer essa integração com os espaços”, enaltece Pilatti. 
E, foi no mês de agosto que a Arquiteta e Urbanista, Angélica Galiotto Salvador, foi convidada para participar desse projeto. Hoje, ela vê seus traços ganhando forma e a execução da obra sendo iniciada, tudo para entregar um espaço inédito à comunidade paduense. “Fico feliz em fazer parte de um projeto que beneficia as crianças e os jovens da comunidade”, comemora Angélica, de 25 anos, que também é natural de Nova Pádua. 
De acordo com ela, a intenção é que o parque seja um espaço de lazer e contemplação, voltado, especialmente, para crianças e jovens, podendo ser utilizado também para observação da vegetação, caminhadas e diversas atividades pedagógicas. Ao encontro disso, as principais inspirações do projeto vieram da integração com a natureza e a sustentabilidade. “Por se tratar de uma área preservada, todos os elementos e os materiais utilizados foram escolhidos para causar o mínimo de impacto ambiental possível, como o plástico reciclado, que será empregado para a casa na árvore, as pontes e demais mobiliários urbanos”, ressalta a arquiteta e urbanista. 
O projeto foi desenvolvido seguindo os modelos de outros parques ecológicos da nossa região, mas, considerando as exigências do município. “As necessidades foram repassadas pela Secretaria de Educação e o recurso a ser utilizado será da área da educação, para contemplar as escolas do município”, explica Angélica, que acredita que o espaço seja entregue ainda no primeiro semestre de 2022. 
“Nova Pádua é privilegiada por possuir tantas áreas verdes e isso deve ser aproveitado em favor da cidade. Além disso, acredito que é sempre bom reforçar a importância da educação ambiental e das práticas de sustentabilidade, principalmente para os alunos da Creche Dei Bambini e da Escola Municipal de Educação Infantil Professores Bortolo Bigarella e Idalino Vailatti, que terão contato direto com o parque”, finaliza a paduense, com expectativas de formar gerações de cidadãos mais conscientes com o meio ambiente. 

Todos os materiais foram escolhidos para causar o mínimo de impacto ambiental possível. - Render/ Angélica Galiotto Salvador/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário