É hora de voltar às aulas
Ano letivo começa em fevereiro. Na escola Professores Bôrtolo Bigarella e Idalino Vailatti, alunos de zero a dois anos e do turno integral iniciaram na segunda-feira, dia 3
Passado o período de férias, é hora de voltar às aulas. Na escola de educação infantil Professores Bôrtolo Bigarella e Idalino Vailatti, os alunos de zero a dois anos e os estudantes do turno integral retornaram para as atividades na segunda-feira, dia 3. Os demais, com idades entre três e cinco anos, começam as aulas no dia 17. Segundo a diretora da instituição, Marisangela Beazuti Triaca, o ano letivo irá iniciar com melhorias na escola – que irá atender 87 alunos em 2020. Além dos ares-condicionados que haviam sido instalados no ano passado – dois adquiridos por meio do Fundo Social da cooperativa Sicredi e outros cinco obtidos pela prefeitura – a instituição contará com mais um aparelho, este comprado pelo Círculo de Pais e Mestres (CPM). As salas de aula receberam pintura e foi realizada a manutenção das persianas e do parquinho externo, a limpeza da caixa d’água e das calhas, além da dedetização do espaço. Também foram adquiridos novos brinquedos para as crianças.
Conforme a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Mônica Corso Pan, os reparos são necessários devido ao desgaste do ano letivo. “A gente deixa para fazer as reformas e as trocas de materiais nas férias. A escola está praticamente pronta e aguardando a chegada dos alunos”, declara a secretária, que destaca ainda ações como a pintura do estacionamento e a criação de um horto.
De acordo com a diretora Marisangela, as melhorias irão garantir a qualidade do atendimento aos alunos. Os estudantes também contarão com o projeto Sorrindo para o Futuro, realizado em parceria com o Sesc/RS. No programa, um cirurgião-dentista avalia os dentes dos pequenos e atua na prevenção por meio de palestras. Não são feitas consultas.
Outra novidade para 2020 é a aplicação dos planos de estudo conforme a Base Nacional Comum Curricular. A escola Professores Bôrtolo Bigarella e Idalino Vailatti conta com uma equipe pedagógica formada por 19 profissionais, além de quatro funcionários para limpeza e cozinha e cinco monitores.
Na rede estadual
Na rede estadual de ensino, a realidade é outra. A Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Gelain irá atender cerca de 280 alunos em 2020 e conta com 15 professores – sendo dois nomeados e os demais contratados. Segundo a diretora, Lenita Sonda, o ano não inicia com muitas novidades. Lenita explica que uma das mudanças é referente aos períodos das aulas, que antes eram divididos em cinco com duração de 50 minutos cada e agora serão quatro períodos de uma hora. Além disso, algumas turmas irão alterar o turno das aulas. Os alunos do 1º, 2º e 3º ano irão permanecer à tarde. Já o 4º e o 5º ano serão transferidos para o turno da manhã. O 6º, 7º e uma turma do 8º ano irão estudar de tarde. Um 8º, o 9º ano e o Ensino Médio seguem com aulas pela manhã. Conforme Lenita, a medida veio da Secretaria de Educação do Estado e visa facilitar o turno dos docentes. Os professores retornam para a escola no dia 14 de fevereiro. Já os alunos começam as aulas no dia 17.
0 Comentários