Dada a largada para a 15ª Feprocol
Dez candidatas se inscreveram para concorrer à corte do evento máximo de Nova Pádua
Com 10 candidatas inscritas para concorrer ao título de rainha e princesas da 15ª Festa de Produtos Coloniais (Feprocol), de Nova Pádua, foi dada a largada para a temporada de pré-concurso, que contará com diversas atividades até o baile de escolha, marcado para o dia 17 de setembro, no Salão Paroquial do município – data em que a corte da 14ª edição do evento, formada pela rainha Julia Menegat e pelas princesas, Andrezza Piroli Tonello e Renata Zampieri, passará a coroa e a faixa para as novas soberanas.
Criada em 1983, a Feprocol é a principal festa do Pequeno Paraíso Italiano e representa os setores agrícola e industrial. Além de fortalecer a economia, ela vem se consolidando como atrativo turístico, junto às demais programações locais, fomentadas durante a realização da mesma.
Com as inscrições encerradas na última sexta-feira, dia 29 de abril, a partir de agora o foco será o gerenciamento da agenda que antecede a escolha do trio. De acordo com o presidente da 15ª Feprocol, Inácio Sonda, o calendário intenso, que iniciará nesta segunda-feira, dia 9, reunirá palestras, passeios, degustação em vinícolas, roteiro religioso, esportes radicais, entre outras ações.
“Nesta edição optamos por fazer a coroação das embaixatrizes logo no início do pré-concurso, data na qual será apresentada a 15ª Feprocol. Este evento acontecerá no Restaurante Susin & Bisotto, no Belvedere Sonda, no dia 25 de maio, e deve contar com a participação de autoridades, familiares, amigos das candidatas, além da comunidade em geral”, adianta Sonda sobre as novidades da festividade.
Segundo ele, outro marco será a retomada do Concurso Mamma Mia – que desde 2003 passou a ser realizado pela Associação Bela Idade. Contudo, neste ano a escolha foi configurada especialmente em comemoração à 15ª edição da festa e aos 30 anos de Nova Pádua, engajando-se com a administração municipal. As inscrições, para mulheres acima de 70 anos de idade, iniciaram nesta quinta-feira, dia 5, e seguem até o dia 31 deste mês.
O presidente também se diz positivamente surpreso com a adesão das candidatas e o número de inscrições para concorrer à corte: “Temos a satisfação em dizer que além de expressiva, ela é totalmente composta por jovens do nosso município. Será uma amostra do potencial e das inovações da nossa festa”, destaca.
Apesar de sua acentuada atuação junto à comunidade paduense e de já ter integrado a Comissão Social da 9ª edição, em 2000, Sonda revela que é a primeira vez que assume a responsabilidade de estar à frente do maior evento do município. “É uma mescla de orgulho, satisfação, expectativa e compromisso de entregar para a nossa comunidade um resultado à altura do nosso povo”, enaltece.
Ponto de vista compartilhado pela secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Nova Pádua, Josenice Panizzon Bernardi. De acordo com ela, a Festa de Produtos Coloniais é um ponto culminante para o município, principalmente no que tange a divulgação, exposição, feira, demonstração do potencial agrícola, cultural, turístico e gastronômico, que ganham destaque regional, estadual e nacional: “Nesse sentido, as áreas da Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer são visivelmente evidenciadas por se configurarem como os espaços prioritariamente responsáveis pelo resgate histórico, pela expressão da cultura, pela visibilidade das nossas belezas naturais, das tradições comunitárias e dos esportes, totalizando em um evento que acontece com ritmo de alegria, de diversão e de encantamento”, ressalta.
Josenice também acredita que as expectativas para a escolha, no que diz respeito às candidatas inscritas, foi superada, afinal, além de um número expressivo, todas possuem excelentes atributos para representar o Pequeno Paraíso Italiano: “Será uma escolha essencialmente paduense, mostrando a beleza, a simpatia, as potencialidades e as peculiaridades próprias de nossas mulheres; que refletem nossa terra e nossa gente”, frisa a secretária.
Outro aspecto que merece ser evidenciado é o fato de a comunidade local sempre se manter engajada e mobilizada na realização da Feprocol, uma vez que se trata de uma festividade comunitária, feita com a colaboração de todos: “O nosso maior evento mantém laços afetivos e próximos com as pessoas, por isso, desde o princípio estamos observando uma parceria atuante, participativa, cuja contribuição vem se mostrando fundamental para a concretização de todas as etapas que a festa se propõe”, finaliza Josenice.
Conheça as 10 candidatas a soberanas da 15ª Feprocol (em ordem alfabética):
0 Comentários