Comunidade do Leonel terá canalização de água
Obras estão sendo realizadas para extração de água de um poço no Belvedere Sonda
Por muitos anos a comunidade do Travessão Leonel sofreu com a falta de água encanada. Depois do poço da localidade secar e de inúmeras tentativas em vão de perfuração de um novo poço artesiano, a comunidade voltará a ter um sistema de água no próximo ano. A reivindicação histórica foi firmada durante uma reunião realizada com os moradores do Travessão Mützel, que fizeram a cedência de um poço artesiano localizado no Belvedere Sonda.
As obras de canalização já começaram e estão previstas para estarem concluídas em fevereiro. De acordo com o presidente da Sociedade de Água do Leonel, Gelson Sonda, está sendo realizada uma canalização em torno de 10 km que chegará em todos os ramais das residências das 23 famílias que moram na localidade.
“O Leonel era a única comunidade de Nova Pádua que não tinha um sistema de água por poço artesiano, todas as outras possuem, e isso fazia com que a comunidade precisasse comprar água ou tomar da vertente”, cita Sonda.
No momento, estão sendo realizadas as aberturas dos valos, que terão cerca de 80 cm de profundidade para a colocação das mangueiras de canalização. A prefeitura municipal forneceu o trabalho das máquinas, enquanto que a comunidade fará um mutirão para a colocação das mangueiras. “Acreditamos que para fevereiro esteja finalizado, desde que não chova muito e não se encontre muitos pedregulhos no solo”, pontua o presidente.
O investimento é de R$ 80 mil para aquisição das mangueiras, compradas pela própria Sociedade. De acordo com Sonda, a cedência do poço artesiano foi um acordo firmado com os moradores do Mützel, sendo que as famílias do Travessão Leonel deram como garantia o poço aberto pela prefeitura municipal durante a administração de Itamar Bernardi (Kiko). “Fizemos um acordo, porque caso faltar água daquele poço tem a garantia do outro. A prefeitura municipal chegou a perfurar um poço para abastecer a comunidade do Leonel, porém devido à distância e o preço para o sistema de água, os moradores preferiram buscar água do Belvedere Sonda, o qual se torna mais viável”, explica Sonda.
0 Comentários