Nova Pádua

Coleta de lixo seletivo é iniciada em Nova Pádua

Ao todo, 56 contêineres para o recolhimento de detritos foram instalados no Centro e no loteamento Baggio

A partir desta semana, Nova Pádua tem coleta de lixo seletivo e orgânico. Ao todo são 28 pontos (totalizando 56 contêineres) distribuídos na área central e no loteamento Baggio. Conforme a demanda, o número de equipamentos será ampliado - os primeiros foram adquiridos ao custo de R$ 65 mil, recursos originados de multas e taxas de licenciamento ambiental.

A separação dos resíduos deve ser feita em casa, em sacolas plásticas. Os dias de recolhimento serão nas segundas e sextas-feiras para o lixo orgânico e quartas-feiras para o seletivo. Na semana passada servidores da prefeitura entregaram fôlderes explicativos à comunidade e promoveram uma atividade na Escola Estadual Luiz Gelain. A empresa responsável pelo recolhimento é a Navegantes Limpeza Urbana, de Garibaldi.

Orientação

Se a separação entre resíduos orgânicos e seletivos não for feita, não será possível reciclar nenhum material. Por isso é importante entender as diferenças entre os dois tipos de resíduos. No seletivo entram papeis, papelões, embalagens tetra pak, plásticos (garrafas, canos, potes de creme, frascos), metais (latas de refrigerante e enlatados). Esses resíduos devem estar limpos e secos e devem ser colocados nos contêineres amarelos.

O lixo orgânico inclui cascas de frutas e legumes, bagaços de frutas, restos de alimentos, papel higiênico, lenços de papel, curativos, fraldas descartáveis, absorvente higiênico e outros resíduos que não podem ser reciclados. Esses resíduos devem ser acondicionados em sacolas de plástico e colocados nos contêineres verdes.

Alguns itens não podem ser entregues no serviço de coleta, como óleo de cozinha usado, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, eletroeletrônicos e entulhos de construção. As embalagens de vidros devem ser armazenadas e entregues nas campanhas de coleta anual da Secretaria de Meio Ambiente. O valor arrecadado com a venda dos vidros é doado para entidades do município.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3296.1600.

 

O secretário de Meio Ambiente, Samoel Smiderle (E) acompanha a execução do serviço. - Maicon Pan/Prefeitura NP/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário