Nova Pádua

Alexandre Marin e sua família são homenageados com o título de Agricultor Destaque

Esposa, Suelen Morgana Sonda Marin, e filhos, Gabriel e Nathalia, também seguem o caminho da agricultura, iniciado pelos avós

Pode-se dizer que o amor pela terra, por plantar e por colher nasceu com os agricultores Alexandre Marin, de 45 anos, e sua esposa, Suelen Morgana Sonda Marin, de 37 anos. O casal herdou dos pais a paixão pela produção rural e, como não poderia ser diferente, permaneceu na colônia dedicando-se ao cultivo de frutas como uva, pêssego, pera, maçã, ameixa e nectarina.   
Ele, filho de Antônio Marin, de 78 anos, e Leonilda Caon Marin, de 76 anos, e ela, filha de Vivaldo Sonda, de 64 anos, e Zélia Bisinella Sonda, de 65 anos, hoje transmitem essa herança aos filhos, Gabriel, de 20 anos, e Natália, de 10 anos. “O Gabriel tem interesse na agricultura, desde pequeno vem seguindo os passos dos pais. A Nathalia ainda é cedo para falar”, relatam Alexandre e Suelen.
Além da diversidade de produtos cultivados nos 15,5 hectares do Travessão Barra, a família conta com inúmeras técnicas para aumentar a produtividade e evitar prejuízos devido às mudanças climáticas. Entre essas técnicas pode-se citar o fato de todas as lavouras serem irrigadas, possuírem açudes na propriedade, sistema antigeada por irrigação e antigranizo com telas. Outro diferencial é o escalonamento da plantação, onde as primeiras colheitas se iniciam em outubro, e se estendem até meados de março/abril. E para os próximos anos, com o cultivo de laranjas, já plantadas, pretendem ter colheita em todos os períodos do ano. “Gostamos muito da agricultura e não trocaríamos por nada pois é da terra que vem o sustento”, comemoram os agricultores. 
Essa tradição à frente da propriedade paduense, seguida pelo olhar inovador na resolução de problemas, rendeu à família a homenagem de Agricultor Destaque 2023. A solenidade de entrega do certificado foi realizada no dia 24 de julho, véspera da data em que se comemora o dia do Colono e do Motorista.
A tarefa da escolha do agricultor do ano foi executada por uma comissão especial formada por cinco membros: Willian Heintze e a Anísia, representando a Emater/RS-Ascar de Nova Pádua; Gelson Sonda, representando a Secretaria da Agricultura de Nova Pádua; Carlos Eduardo Sesti, fiscal do Meio Ambiente, e; Diana Rossi, representando o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua. 
Na ocasião da entrega da distinção, o prefeito municipal, Danrlei Pilatti, parabenizou a família pela diversidade de produtos cultivados, bem como por ter conhecimento de cada uma das diferentes culturas. “Homenagem merecida pelo trabalho e, hoje, representando todos os agricultores paduenses. Também ressalto a autenticidade da família do agricultor Alexandre Marin em resolver problemas simples na propriedade. A família investe, motiva e ensina os filhos a terem amor pela agricultura”, frisou o chefe do Executivo. 
Além de homenagear a categoria de produtores rurais o título visa valorizar os produtores que buscam melhorar seus resultados de forma continuada e por meio de técnicas agrícolas mais eficientes, incentivando e promovendo a sucessão familiar e a sustentabilidade no campo.
“Para a família, receber este reconhecimento de Agricultor Destaque significa muito. É muito gratificante e nos sentimos muito orgulhosos com esse título dessa importante relevância, pois só quem é agricultor sabe os desafios que enfrentamos e isso representa o trabalho de muitos anos de dedicação e nos incentiva, cada dia mais, a nos dedicar a tudo que cultivamos na nossa propriedade”, concluem Alexandre e Suelen, emocionados. 

Família foi agraciada com a entrega do título de Agricultor Destaque 2023. - Aline Peccati/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário