Nova Pádua

Ajude a construir o Plano Diretor paduense

Entidades, empresas, estudantes e comunidade devem participar da consulta popular respondendo aos formulários

Uma cidade só é construída com a ajuda de todos. E o município de Nova Pádua, que está realizando a revisão de seu Plano Diretor, precisa do apoio da comunidade para a elaboração do material. No dia 15 de março, a Comissão Coordenadora apresentou o parecer técnico do novo Plano Diretor do município, agora é a vez da comunidade opinar sobre o material, que define as diretrizes, estabelece as normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar de Nova Pádua.

De acordo com o secretário de Administração e Fazenda e responsável por ouvir as demandas das entidades, associações, legisladores e comunidade, Pedro Quintanilha, essa etapa denomina-se de consulta popular e consiste na divulgação da revisão do material junto à comunidade, entidades e associações, recolhendo informações, sugestões e opiniões do que os paduenses gostariam que fosse contemplado no Plano Diretor. Três tipos de formulários – estudantes, entidades e empresas e comunidade em geral –, estarão disponíveis no site da prefeitura (www.npadua.rs.gov.br) para serem preenchidos com sugestões e opiniões. “Esse é um plano participativo, onde todos terão a oportunidade de colaborar”, explica Quintanilha. A consulta popular estende-se até o final de março. Após, serão compilados os dados e, posteriormente, realizadas as audiências públicas – sem data definida. A previsão é que o Plano Diretor esteja concluído em quatro meses para, após, ser enviado para a Câmara de Vereadores para votação.

O plano diretor é o principal instrumento de uma cidade, pois estabelece normas de interesse social e público. O último Plano Diretor elaborado em Nova Pádua possui mais de dez anos e está desatualizado. O novo material contemplará as diretrizes do Ministério das Cidades e da legislação federal. “Ele consiste nas estratégias e ações que têm por objetivo proporcionar melhorias físico-territoriais no perímetro urbano de Nova Pádua, atendendo as necessidades e demandas dos paduenses”, destaca o prefeito Ronaldo Boniatti.

A primeira etapa do novo Plano Diretor consistiu na montagem da comissão de gestão e coordenação. A empresa E-cidades foi a responsável pelo processo de elaboração/atualização do material. Quintanilha é o responsável por ouvir as demandas da comunidade, enquanto que a chefe do Departamento de Projetos, Graziela Verdi, assume o cargo de coordenadora, e o engenheiro civil, Mário Rech, é responsável técnico pelo Plano.

Quem quiser enviar sugestões para a elaboração do material pode mandar para o e-mail npadua@npadua.com.br.

Entrega do parecer técnico do novo Plano Diretor paduense.  - E-Cidades/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário