Nova Pádua

A solidariedade como prato principal

2ª Noite da Culinária Paduense integra a programação da Festa do Colono e Motorista. Evento destinará lucros para a Liga Feminina de Combate ao Câncer

O mês de Julho começou e com ele a tradicional Festa do Colono e Motorista de Nova Pádua. A programação teve início no último sábado, dia 1º, com a abertura do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro – 4ª e 5ª Etapas da Copa MCorse de Hard Enduro e Jantar em Comemoração aos 20 anos da Escola Bortolo Bigarella. Mas tem muitas atrações até o encerramento, no dia 28, com o jantar beneficente 2ª Noite da Culinária Paduense.
De acordo com a diretora de Turismo e Cultura de Nova Pádua, Taisy Scremin, o evento,  que tem a solidariedade como prato principal, surgiu da necessidade de o município apresentar aos turistas e visitantes um pouco da gastronomia, motivo de orgulho para o Pequeno Paraíso Italiano: “Este ano o jantar será servido na mesa e contará somente com dois estabelecimentos participantes, visto que, os demais já haviam compromissos agendados no mês de julho”, revela, sobre algumas das mudanças desta edição,  acrescentando que a ideia é que a atividade se torne fixa no calendário paduense. 
A proprietária do restaurante Cantina Sacarolla, Adriane Baggio Tonet, de 31 anos, e sua equipe, ao lado do restaurante Susin e Bisotto, estarão organizando por completo o jantar, desde a montagem do cardápio, a elaboração e a doação à entidade escolhida. “Ambos os restaurantes servem nesse padrão mais colonial aos finais de semana, portanto, a maioria dos pratos que serão servidos naquela noite podem ser encontrados por todos os clientes em nosso restaurante. A Cantina Sacarolla também estará ofertando no evento o radicci cotti e o bife à milanesa, pratos servidos aos domingos e muito procurados pelos turistas e visitantes”, declara Adriane, complementando que poder desfrutar dessas junções de sabores e aromas, todos em uma única cozinha, só fortalece a culinária local. 
“O que importa é conseguir passar às pessoas a união que temos na hora de ajudar o próximo fazendo o que mais temos prazer, que é demonstrado em nossos cardápios”, destaca a proprietária, acerca do caráter beneficente da ação. 
Carinho em cada ingrediente para proporcionar as melhores sensações por meio do paladar também é o que move o Restaurante Susin & Bisotto – Belvedere Sonda, local em que a 2ª Noite da Culinária Paduense será realizada. Conforme a empreendedora, gerente e cozinheira do espaço, Cleusa Bisotto Susin, de 57 anos, a intenção é servir o cardápio típico colonial do estabelecimento e a expectativa é que a Festa do Colono e Motorista atraia turistas nesse período e movimente o município. Mesmo que este ano o evento não seja em formato de buffet e nem ocupe o Salão Paroquial, como no ano passado: “Será mais pequeno, devido ao espaço ser menor e também por sermos em poucas cozinhas participativas. E com o serviço todo à mesa, acredito que dará uma comodidade maior aos clientes e amigos que forem ao jantar. A nossa carta de vinhos também estará disponível aos que apreciam a bebida”, adianta Cleusa. 
Em relação à entidade escolhida para ser beneficiada com a realização do jantar deste ano – em 2022 foi o Lar São Francisco de Assis, de Caxias do Sul – a linha de frente do Restaurante Susin & Bisotto explica: “Eu tive a ideia de escolher a Liga por ser uma entidade do município vizinho (Flores da Cunha) e por admirar a força de vontade de todas as voluntárias, que não medem esforços em ajudar as pessoas que precisam, tanto de Flores da Cunha, quanto de Nova Pádua”.
Conforme a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Angélica Severo, a realização de eventos como este, além de enaltecerem a culinária e a cultura local, ajudam a perpetuar as tradições das comunidades. “Saber que nossa Liga Feminina de Combate ao Câncer será lembrada e beneficiada em um evento que tem toda essa importância e que traz todo um viés social, nos deixa extremamente felizes! Nossa entidade, situada e atuante na cidade de Flores da Cunha, abraça também aos pacientes em tratamento oncológico do município de Nova Pádua, que precisam e buscam nosso auxílio. Os valores que são recebidos por nós, através de eventos promovidos por instituições e entidades, são totalmente revertidos para o auxílio nos tratamentos de câncer dos 67 pacientes ativos cadastrados conosco. Nossa eterna gratidão à organização pelo presente que é fazer parte deste momento, que temos a certeza de que será grandioso”, emociona-se Angélica, convidando todos para participar do evento. 
A 2ª Noite da Culinária Paduense será realizada na sexta-feira, dia 28, às 19h30min, no Restaurante Susin e Bisotto – Belvedere Sonda. No cardápio: sopa de agnolini, lesso, pien, salada mista, maionese, pão, tortéi, polenta frita, queijo frito, bife à milanesa, radicci cotti, galeto, lombo de porco, churrasco, buffet de sobremesa e refrigerante. Os ingressos são limitados (300 lugares) e custam R$ 100, eles podem ser adquiridos com os proprietários dos estabelecimentos e na prefeitura municipal. Mais informações pelos telefones (54) 9.9961.8715 ou (54) 9.8108.8025.

Confira a programação da Festa do Colono e Motorista

Dia 15 de julho, sábado
19h: 25° Show de Calouros
Salão Paroquial de Nova Pádua
23h: Show Baile com a Banda Estação New

Dia 23 de julho, domingo
Dia do Colono e Motorista

9h: Missa na Igreja Matriz de Nova Pádua
10h30min: Desfile e bênção dos tratores e caminhões
12h: Almoço no Salão Paroquial
14h: 3º Tramonto in Piazza com show com Grupo Sanfonaço (durante a tarde haverá mateada, food trucks, brinquedos infláveis e distribuição de brindes)

Primeira edição do evento resultou na doação de R$ 6 mil ao Lar São Francisco de Assis. - Maicon Pan/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário