Nova Pádua

2022: “Um ano de celebrações e conquistas”

Prefeito Danrlei Pilatti avalia a primeira metade de seu mandato e adianta projetos que terão prioridade nos próximos dois anos

O ano em que Nova Pádua comemorou três décadas de emancipação também foi de muitas entregas aos paduenses. A ‘volta à normalidade’ permitiu dar mais atenção para a educação e promover o turismo. Em 2022, o município teve seu primeiro bem tombado como patrimônio histórico e cultural: a Subprefeitura, cujas obras de restauro também foram iniciadas.  A revitalização da Avenida dos Imigrantes e das praças da Matriz e Dom Júlio Scardovelli fecharam o ano com chave de ouro. A escolha das soberanas da 15ª Feprocol e das Mamma Mias resgatou a tradição paduense que, em 2023, ganhará novas notas embalada pela música da Banda Santa Cecília, a mais antiga do estado. 
Para falar sobre as principais realizações do ano que passou e projetar os próximos, o prefeito municipal, Danrlei Pilatti, concedeu entrevista exclusiva ao Jornal O Florense, e demonstra alegria e gratidão ao olhar para o passado recente do município e contemplar o progresso. Confira a entrevista completa:

O Florense: O ano que passou ficará marcado pelo 30º aniversário de emancipação política de Nova Pádua. Como os paduenses devem lembrar 2022?
Danrlei Pilatti: Um ano de celebrações, de conquistas. É olhar para o passado recente do nosso município e conseguir ver todo o progresso em nível de infraestrutura, melhorias na saúde, na educação. Tudo isso a emancipação política do município proporcionou. Eu costumo comentar que é uma honra estar prefeito do município sendo mais novo do que ele e ter acompanhado previamente como vereador e, agora, como prefeito, todos esses avanços que a administração e a comunidade estão tendo em nível de investimentos em qualidade de vida e bem-estar social.

OF: Após dois anos de pandemia, 2022 foi marcado pela ‘volta à normalidade’. Quais os principais aprendizados desse período? 
Pilatti: A importância da manutenção de alguns cuidados e um acompanhamento maior dos profissionais da saúde em pacientes com determinadas comorbidades. Mas, no geral, a grande necessidade da volta urgente da educação presencial foi visível. A Secretaria da Educação fez um trabalho bem interessante de busca ativa e foi inédito, para mim, ver os pais trazendo os alunos para ter o acompanhamento do Centro de Apoio Integrado, que conta com o reforço pedagógico e profissionais da saúde para amenizar e recuperar eventuais perdas de aprendizagem ao longo dos anos de pandemia. 

OF: O turismo do Pequeno Paraíso Italiano deve ganhar destaque com a 15ª Feprocol. Como avalia o desenvolvimento turístico do município? De que forma a administração tem contribuído com o surgimento de novos empreendimentos? E em relação à plataforma do Belvedere Sonda, as obras já iniciaram?
Pilatti: Hoje, Nova Pádua tem seus roteiros através de entidades, como é o caso da Apromontes e do Passo do Vinho. A Feprocol, que acontece somente de quatro em quatro anos, é uma grande oportunidade para o município e os empreendimentos investirem em publicidade e em uma grande celebração, tudo para atrair o olhar do público que porventura ainda não nos conheça. Percebemos, ainda, o potencial que temos para ganhar visibilidade como uma região marcada pela qualidade da produção local, da gastronomia, dos vinhos, das belezas naturais. Nós temos um cenário ímpar para ser aproveitado como destino enoturístico e a Feprocol vem justamente para somar todo esse crescimento que acontece ao longo dos anos e mostrar o que temos de melhor.
Acerca dos incentivos aos empreendimentos, temos alguns subsídios definidos em lei que vão desde financiamentos de imóveis a juros menores e a questão de horas-máquina, além da realização de cursos, através das demandas que o Conselho do Turismo nos traz.
Já a plataforma do Belvedere Sonda - cujo projeto arquitetônico é da arquiteta e urbanista Graziela Verdi - as obras vão iniciar nesse semestre. A primeira etapa é a ampliação do mirante existente para uma dimensão de 3,50m de largura x 10,35m de comprimento. Um total de 36,22m. Essa primeira etapa deve ser finalizada ainda neste ano, mas a conclusão do Complexo dependerá de convênios e parcerias. 

OF: No último ano ocorreu o lançamento do projeto de restauro e reabilitação da Subprefeitura de Nova Pádua e foi realizada a segunda edição da Feira do Livro ao ar livre. De que forma a cultura pode ser mais estimulada no município?
Pilatti: Eu acredito que já temos uma cultura consolidada e, na medida em que vamos tendo mais investimentos para a área, isso será aprimorado ainda mais. Encontros de corais, o Show de Calouros, as festas de interior, a própria festa do Colono e Motorista, a organização dos menarostos, as celebrações religiosas, a manutenção das feiras do livro ao ar livre, isso tudo é compreendido como a valorização da nossa cultura. E a música, que é o tema da 15ª Feprocol – Uma festa com ritmo de alegria – é uma celebração que surge visando os produtos coloniais, mas que, tanto no início quanto agora, teve incentivo fundamental da Banda Santa Cecília que, neste ano, celebra 110 anos de atividades. 
Em relação ao restauro e reabilitação da Subprefeitura, a previsão de entrega é 12 meses a contar do início das obras. É complicado se comprometer com prazos, mas acredito que no mais tardar em fevereiro ou março de 2024 se conclua toda a infraestrutura, tanto de revitalização da Subprefeitura quanto da entrega da nova biblioteca.

OF: Quais as principais medidas adotadas para melhorar o dia a dia do agricultor paduense e valorizar ainda mais seu trabalho?  
Pilatti: Eu acredito que a flexibilização de algumas regras para construção, reforma ou abertura de novos açudes. O agricultor precisa de um bom planejamento na irrigação, tendo em vista a questão da estiagem e outros problemas da nossa região. Nós temos, hoje, agricultores muito capacitados, que buscam constantemente o aprimoramento. A Emater também faz um trabalho muito interessante e a Secretaria da Agricultura está sempre disponibilizando palestras que possibilitam ao agricultor a troca de ideias a respeito dos investimentos em sua propriedade. Nós estamos vindo de dois anos que mantêm um recorde histórico para a questão de subsídios horas-máquina: 6 mil horas-máquina por ano.

OF: Como a administração municipal tem contribuído para incentivar a permanência dos jovens no interior? 
Pilatti: Deve-se levar em conta a crescente dos investimentos no turismo como uma forma de agregar valor à matéria prima que o agricultor tem na sua propriedade e, principalmente, de possibilitar ao jovem enxergar esse potencial. Isso também é uma reflexão importante, afinal, os investimentos que a administração está visando, e a própria iniciativa privada, têm em vista construções de novas vinícolas, pousadas, a vinda de uma cervejaria no Travessão Paredes e outra que será erguida por um empreendedor local no Travessão Divisa, além da ampliação da Destilaria L'onore. Todos esses projetos mostram que, a longo prazo, os jovens estão optando por uma diversificação ainda maior das suas propriedades, que vai além dos produtos cultivados, passa pela área de investimento.   

OF: Quais os projetos para os próximos dois anos? 
Pilatti: Finalizamos 2022 entregando a revitalização das praças e da Avenida, que era uma demanda da comunidade para a área central. Para o início do ano, nós temos previsto os acessos do bairro Jorge Baggio e ao Centro Cultural (que está sendo finalizada a segunda etapa), o acesso ao Travessão Divisa, com calçamento, ciclofaixa e área de passeio público, desde o bairro Jorge Baggio até em frente à prefeitura, essa é a novidade agora para o começo do ano. Além disso, com recursos de uma emenda parlamentar nós estamos fazendo, neste primeiro semestre, a duplicação do Mirante do Belvedere Sonda e seguimos com subsídios de horas-máquina. Continuaremos com os alargamentos de estradas de interior, escoamento de produção, asfaltamentos, reformas na Unidade Básica de Saúde e reorganização da farmácia. 
Na área da educação, algo que já vinha sendo questionado há algum tempo é a troca de manutenção do Ensino Fundamental do Estado para o município. Nós iniciaremos, agora em fevereiro, esse processo na educação dos três primeiros anos que compreendem o ciclo de alfabetização, (1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental). Dessa forma, além de termos a estrutura nas creches Idalino Vailati e Bortolo Bigarela estamos, em convênio com o estado, ocupando três salas de aula da Escola Luiz Gelain para possibilitar essa troca, que deverá iniciar em fevereiro desse ano. 

Danrlei Pilatti defende que o engajamento da comunidade paduense tem sido fundamental. - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário