Nova Pádua

100 dias de cautela

Início da gestão de Danrlei Pilatti dá atenção total à pandemia, que prejudica o orçamento e sugere prudência com os próximos passos

Mais planejamento do que execução. É assim que o prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, define os seus primeiros 100 dias de governo. “Até mesmo porque estamos acompanhando o comportamento da arrecadação, para poder avaliar o que pode ser executado nos próximos meses”, explica Pilatti. 
Com toda cautela necessária para o momento, o prefeito do Pequeno Paraiso Italiano diz que o desejo maior, agora, é de concluir as etapas de vacinação. “Nossa maior apreensão é com a Covid-19, por isso nossa atenção tem foco total na saúde”. Até o início desta semana mais de 600 pessoas haviam sido vacinadas com a primeira dose, quase 25% da população de Nova Pádua. Nesse sentido, o jovem prefeito conta que o ato de gestão mais importante foi a sanção para o projeto de lei que permite ao município adquirir vacinas, deixando Nova Pádua em condições legais de, se assim for possível, participar dos consórcios de municípios para obtenção de vacinas. 
Nos primeiros três meses e dez dias da administração paduense, já foi possível realizar, concluir ou iniciar diversas atividades. O prefeito Pilatti enumera: “concluímos a pavimentação asfáltica em trechos do Travessão Barra ao Bonito e no Travessão Divisa; já iniciamos e temos parte dos recursos de 2021 vinculados para a construção do Centro Cultural; procedemos a manutenção das vias de escoamento da produção durante todo o período de safra e agora vamos implementar o apoio em horas máquinas para a agricultura; já temos licitado mais 1 km de asfalto no Travessão Bonito e licitamos medicamentos, num valor de R$ 800 mil”. 
O prefeito projeta ainda, se o orçamento permitir, dar início à reforma da Avenida e da Praça central e realizar melhorias nos acessos ao Loteamento Baggio, ao Centro Cultural e ao Travessão Divisa. Para tanto, os orçamentos estão sendo revisados, pois os aumentos nos materiais de construção e outros insumos requer que os cálculos sejam atualizados. 
Outra atividade que está em fase de planejamento é a elaboração do projeto para captação de recursos, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), para a reforma e revitalização da subprefeitura, para instalação de memorial, construção de anexo e nova biblioteca pública. 
A queda na arrecadação é outra preocupação do prefeito Danrlei Pilatti. Com a redução das atividades, por conta do distanciamento social imposto pela pandemia, os repasses do retorno de ICMS estão menores do que o previsto. A situação é normal em relação aos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do governo federal. 
O dia a dia do prefeito paduense inicia entre as 7h30min e as 8h da manhã. Ele conta que para que as atividades possam ser realizadas, é necessário o trabalho e esforço da equipe, que contribui com o conhecimento técnico. O acompanhamento e o suporte da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) nas questões ligadas às medidas sanitárias têm sido importante. Além da vacina contra o coronavírus, outra preocupação é a vacinação contra a gripe, prevista para as próximas semanas. Danrlei conta ainda que o relacionamento com o vice Inácio Sonda está bom, pois “ele é participativo e está presente aqui no gabinete quando precisa tomar alguma decisão importante”. O vice-prefeito também está acompanhando de perto as obras que a prefeitura realiza. 
Em relação à Câmara de Vereadores, Danrlei afirma que há um relacionamento “muito positivo, de diálogo com os vereadores”. Ele diz receber a todos, inclusive a oposição. O prefeito conta que tem uma pasta onde guarda todos os expedientes dos vereadores e faz questão de, após cada sessão da Câmara, que lhe tragam as informações e pedidos, para acompanhar de perto os movimentos do Legislativo. 
Satisfeito com os primeiros meses, Danrlei conta que o principal pedido da população de Nova Pádua é para que “a gente tenha cautela com o orçamento e que continuemos a manter os serviços, além, é claro, do aumento dos benefícios e subsídios, principalmente na agricultura”.
Perguntado sobre o futuro, se será possível cumprir com os projetos elencados no plano de governo, Pilatti explica que é cedo para dizer. “Tudo se resume à arrecadação. Temos que ver qual o volume de recursos que vamos ter para investimentos” conclui o prefeito.

Chegando ao 100º dia de mandato, Danrlei Pilatti se diz preocupado com a queda na arrecadação provocada pela pandemia. - Carlos Paviani
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário