Geral

Xis e vinho, uma combinação bem florense

Confira algumas dicas para saborear a bebida com os xis mais pedidos entre as casas de lanches de Flores da Cunha

Me corrijam se estiver errada, mas o xis bem que podia ser um prato típico de Flores, né?! Já que estamos no mês do município e descobri recentemente que em maio existe o Dia do Xis, pensei em falar de uma combinação que é a nossa cara: xis e vinho! Nada mais justo, já que somos o município maior produtor da bebida do Brasil!
Apesar de o vinho estar associado a pratos mais elaborados e finos, ele combina muito bem com o hambúrguer e demais ingredientes do xis. Além da experiência de provar uma nova combinação de sabores, o vinho possui componentes que ajudam na digestão da carne e de alimentos gordurosos. 
E para dar algumas dicas bem saborosas, pedi a ajuda do sommelier Júlio César Kunz, especialista em marketing de bebidas e comportamento do consumidor, que montou harmonizações com os xis mais pedidos, de acordo com uma pesquisa rápida entre as casas de lanches de Flores. Mas, chega de papo e vamos ao que interessa!

DA CASA
Harmonização:
Merlot jovem. Os aromas frutados com leves toques de torrefação constroem pontes aromáticas com o tomate e ketchup, além de uma estrutura de taninos leves com acidez moderada que darão conta do hambúrguer.

BACON
Harmonização:
Sendo o bacon o principal componente de sabor do xis, um Riesling pode ser uma boa pedida, seguindo a inspiração clássica desta casta vinda da Alemanha, que apresenta notas defumadas com carne de porco.

FILÉ
Harmonização:
O filé é uma carne mais nobre e traz uma textura mais consistente. Um Cabernet Franc com características de especiarias e notas caramelizadas será uma excelente harmonização, também pelos taninos macios.

FRANGO
Harmonização:
Um vinho espumante Brut Rosé será uma boa pedida com a relativa leveza do xis e as características de sabor do hambúrguer de frango.

CORAÇÃO
Harmonização:
O coração tem sabor marcante como as carnes de caça, por isso um Pinot Noir pode ser um excelente acompanhamento.

VEGETARIANO
Harmonização:
Os vinhos brancos da Serra Gaúcha em geral farão bom par com esse xis, em especial de variedades com mais personalidade como Trebbiano e Peverella.

TOMATE-SECO COM RÚCULA
Harmonização:
Um Sauvignon Blanc certamente fará um excelente par pelos aromas tipicamente herbáceos do vinho, que vão ao encontro das características da rúcula, bem como as frutas tropicais, com o tomate seco.

Vinho e xis fazem um bom par na hora de experimentar sabores. Na foto cortesia do Nelius Lanches. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário