Geral

Votação da Consulta Popular inicia hoje

Cada eleitor poderá escolher um entre os cinco projetos listados

O eleitorado dos 32 municípios da região de abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), que inclui Flores da Cunha e Nova Pádua, poderá escolher três entre cinco áreas para o recebimento de recursos pelo Estado por meio do processo da Consulta Popular 2019. O investimento total de R$ 628 mil será dividido igualmente entre as propostas eleitas.
A votação ocorre nos dias 4, 5 e 6 de setembro. Cada eleitor poderá escolher um entre os cinco projetos listados. A votação será feita por meio do site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS, e alcança os 28 Coredes do Estado, cada um com suas prioridades previamente indicadas. As prioridades da Serra foram definidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional 2015 – 2030. A prefeitura de Flores disponibilizará um local de votação com computador e internert (no saguão).
A Consulta Popular no atual formato existe desde 1998 no Rio Grande do Sul. Diferentemente de edições anteriores, neste ano, a Consulta Popular não contará com demandas para saúde, educação e segurança. “As políticas públicas de segurança, saúde e educação estarão asseguradas no orçamento do Estado. Assim, vamos garantir na consulta recursos para promover o desenvolvimento das regiões conforme o que seus moradores considerarem mais importante”, destacou o governador Eduardo Leite. 
O Estado disponibilizará um total de R$ 20 milhões para distribuição nas regiões dos Coredes de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese). Na região do Corede Serra, o processo é gerido pela Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE) da Universidade de Caxias do Sul, com coordenação-executiva da professora Mônica Mattia.

Projetos do Corede Serra

1- Apoio ao Programa Inova-RS – programa do governo do Estado voltado à sensibilização, capacitação e estímulo à inovação nas empresas gaúchas, envolvendo o setor produtivo, universidades, governo e entidades de classe.
2- Apoio ao circuito integrado de turismo da Serra Gaúcha – cujo objetivo é promover os produtos turísticos das regiões dos Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra de forma integrada, cujo roteiro logístico é interligado por 575 km de rodovias.
3- Desenvolvimento rural – projetos de apoio à agricultura familiar.
4- Capacitação dos servidores municipais – para o licenciamento ambiental.
5- Apoio aos arranjos produtivos locais – para o desenvolvimento de projetos pelos APLs Metalmecânico, Moveleiro, da Moda, e da Tecnologia da Informação e Comunicação para melhorar a competitividade das empresas vinculadas a esses setores.
 

 -
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário