Geral

Voluntários cumpriram sua missão em Flores da Cunha

Após mais de 45 dias de mobilização, centro de coleta no Ginásio Poliesportivo chega ao fim com mais de 500 toneladas de donativos

Após mais de 45 dias de mobilização voluntária, a coleta e destinação de donativos no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto se encaminha para o final. Na quarta-feira (12), a coordenação do Flores do Bem Voluntariado começou a solicitar que não fossem mais entregues doações no local. A intenção é realizar os últimos mutirões de voluntários para finalizar a triagem até este final de semana.

A campanha solidária iniciou nos primeiros dias de maio, quando começou a ser entendido o tamanho dos estragos pela catástrofe ambiental. A mobilização florense contou com mais de 1 mil voluntários e arrecadou mais de 500 toneladas de donativos (conforme tabela abaixo, divulgada na quarta-feira), que foram distribuídos para vítimas das enchentes em todo o estado.

Com a dimuinuição do número de desabrigados e a rotina sendo reestabelecida nos munícipios atingidos, a demanda por doações diminuiu. Uma das responsáveis pela coordenação no Poliesportivo, a empresária Tais Pandofi relata que outro fator para finalizar a mobilização foi a redução do número de voluntários.

— Tivemos uma diminuição considerável. No início contávamos com aproximadamente 50, até 100 pessoas por dia. Hoje, o número de voluntários presentes varia entre 10 e 15 pessoas — compara a empresária, que compreende que, após mais de um mês de mobilização, os voluntários florenses também precisaram voltar para suas rotinas:

— Estamos trabalhando para encerrar as atividades aqui no Poliesportivo justamente pela demanda. Querendo ou não, todos estão voltando a sua vida normal, possuem uma rotina fora daqui e dedicaram todo esse tempo ao trabalho voluntário. É compreensível, porém não conseguimos mais sustentar (a operação) pela falta de pessoas — justifica.

Ao longo da campanha, mais de 205 famílias foram beneficiadas em Flores da Cunha e mais de 40 municípios receberam doações oriundas do Ginásio Poliesportivo.

Ajuda para triagem final

A coordenadora voluntária, Taís Pandolfi, reforça que ainda há a necessidade de voluntários para organizar esta remessa final de donativos. A intenção é encerrar as atividades no ginásio nesta sexta-feira (14). Para cumprir esse objetivo, serão organizados mutirões para triar e destinar essas doações.

— Precisamos urgentemente de voluntários na parte da tarde. Pretendemos organizar também algo no final do dia para que as pessoas que trabalham em horário comercial consigam comparecer, para concluirmos com sucesso esse trabalho — finaliza. 

A voluntária Daiane Brandalise, moradora de Flores da Cunha há uma década, auxilia nas atividades relacionadas aos donativos desde o início das enchentes. Ela opina que é natural a diminuição de voluntários pela baixa repercussão midiática após o ocorrido e que as pessoas acabam voltando para suas atividades laborais, o que muitas vezes as impedem de comparecer para ajudar com as doações.

— Eu me sinto na obrigação de continuar vindo, por esse baixo número de voluntários e também porque as pessoas estão precisando. Eu vejo as coisas aqui por fazer e alguém tem que realizar essas atividades, não consigo ver alguém precisando de amparo e não ajudar, sendo que tenho tempo para vir — desabafa Daiane.

Quem tem interesse em ajudar nesta triagem final pode comparecer no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto (Rua Anúncio Curra, 2784 - bairro União) a partir das 8h. A expectativa é que os trabalhos sejam encerrados antes do anoitecer.

Arrecadação

10 mil kits de roupas
26 mil fardos de água
61 mil quilos de alimentos
18 mil kits de limpeza e higiene
500 colchões
500 pacotes de ração 
8.000 kits de cobertas
1,1 mil kits de bebês
900 kits de sobrevivência (alimentos rápidos)
300 caixas de leite
Total: 500 toneladas de doação 
(aproximado)

Na última semana, operação contou com apoio de cerca de 15 voluntários por dia - Antonio Galvão As coordenadores voluntárias Tais Pandolfi e Taciane França - Antonio Galvão Daiane Brandalise era uma das voluntárias na terça-feira (11) - Antonio Galvão
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário