Geral

Você sabe o que é menarosto?

A iguaria, desde 2010, se tornou o prato típico de Flores da Cunha

Menarosto é um processo que consiste em assar carnes sem ter contato direto com as chamas e fumaça (somente brasas). Para isso é utilizado um rolete de espetos que gira lentamente para que as carnes assem por igual. Todo o processo de cozimento leva aproximadamente cinco horas.
Essa técnica foi trazida pelos imigrantes italianos que vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor. Eles utilizavam carnes de caça disponíveis na época e movimentavam o rolete manualmente por meio de uma manivela, pedal ou até roda d’água.
Traduzido ao pé da letra, menarosto significa “levar o assado”, que assume também o nome do aparelho usado para tal fim. Não era uma refeição comum, pois eram feitas em ocasiões especiais, quando as famílias se reuniam para festejar o sucesso nas caçadas. Desde 10 de agosto de 2010, o menarosto foi instituído como prato típico oficial de Flores da Cunha através da Lei nº 2.831.
Benedito Pauletti, 64 anos, morador do Travessão Carvalho, em Otávio Rocha, é um dos cozinheiros oficiais da iguaria no município. Ele cozinha há mais de 30 anos. “Tem que gostar muito de calor e fumaça. E eu sou apaixonado por isso”, declara. E para o prato ficar especial, Pauletti intercala pedaços de codorna, coelho, frango e porco. “Mas o principal é o tempero: vai sálvia, alho, salsa, sal e mais alguns segredos de um bom churrasqueiro”, relata Pauletti, que em 2019 fez 42 menarostos em Flores da Cunha e região. Agora, com a pandemia, ele diminuiu o ritmo, mas não consegue largar a carne. “Ele fez algumas vezes em casa. Não consegue ficar longe. Ele ama o que faz”, revelou a esposa Inês.

Benedito Pauletti foi o cozinheiro oficial do prato típico durante a 14ª Fenavindima.   - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário