Geral

Vinhedo Boscato é palco do lançamento do destino Passo do Vinho

Rota cultural e enogastronômica conectará os municípios de Nova Pádua, Flores da Cunha, Caxias do Sul e Nova Roma do Sul

Abraçada pelo charmoso vinhedo Boscato, em Nova Pádua, a rota cultural e enogastronômica Passo do Vinho foi lançada, para convidados, no final da tarde da última terça-feira, dia 6. O evento reuniu autoridades, empreendedores e apoiadores dos quatro municípios que atualmente compõem a rota – Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Caxias do Sul. 
Os precursores desse projeto são 17 empreendimentos, como restaurantes, vinícolas, pousadas e museus, um grupo de empresários que se uniu e decidiu criar a Associação para o Desenvolvimento do Enoturismo – Passo do Vinho, no final de 2018, início de 2019. Com a sede física junto ao prédio da CIC de Caxias do Sul, a entidade apresenta-se ao mercado com o firme propósito de ser uma das protagonistas do desenvolvimento do turismo em nossa região. 
Devido à vasta extensão territorial do Passo do Vinho foi decidido fracionar o destino, criando roteiros em cada um dos quatro municípios, e é justamente cada uma dessas rotas que foi apresentada no evento desta semana. 
Na ocasião, o prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, parabenizou o proprietário da Vinícola Boscato, Clovis Boscato, por assumir a presidência da entidade – que até o momento tinha como linha de frente Evandro Lovatel – e destacou a importância da associação para o turismo: “A gente se entusiasma em estar aqui e contar com essa importante entidade para a nossa região, que apesar da pouca idade e do recente início também já deixa sua marca por contar com empreendimentos tão valiosos e tão diversificados, que é o que o nosso visitante procura”, frizou. “Estamos celebrando, além de um importante roteiro turístico, histórias de vida de pessoas muito corajosas pelo desenvolvimento da nossa região, então faço votos de que esse destino turístico, que já está abrangendo quatro cidades, tenha muito êxito. Que tenhamos cada vez mais pessoas visitando os nossos municípios, de segunda a segunda, e acho que esse é o propósito principal de estarmos todos aqui reunidos e trabalhando com essa visão mútua”, discorreu Pilatti, concluindo que pretende continuar investindo consideravelmente em melhorias para fortalecer ainda mais esse setor no Pequeno Paraíso Italiano. 
Logo após, o então presidente da entidade, Evandro Lovatel, discorreu sobre a sua vivência e responsabilidade, ao longo de quatro anos à frente do Passo do Vinho: “Falar do Passo do Vinho, para mim, é muito fácil e me deixa também muito confortável, pois nesses últimos quatro anos, parte dos meus dias foram dedicados à rota. Lembro de quando recebi o convite para uma reunião, proposta pelo então vereador de Caxias do Sul, Gustavo Toigo, no último trimestre de 2018, para propor a formação de uma entidade que pensasse o turismo como um plano de trabalho gerador de receitas para as nossas empresas e marco do desenvolvimento do turismo regional integrado”, relembrou Lovatel, acrescentando: “Nesses quatros anos, muitas reuniões e muito pensar em conjunto do que deveríamos fazer para consolidar o destino Passo do Vinho como uma entidade representativa do turismo dos quatro municípios de nossa região, para conseguir através desta associação desenvolver em nossos empreendedores o espírito do pensar coletivo do turismo. Hoje, estamos aqui para brindar e apresentar oficialmente os roteiros turísticos do destino Passo do Vinho, uma entidade que faz história e será mobilizadora do turismo regional de nossas cidades e estados. Temos 17 associados, poucos em número, mas especiais por serem visionários e empreender em suas atividades. Já nascemos grandes e seremos ainda maiores quando o reconhecimento de nossa grandeza vir, não só pela área territorial da abrangência dos quatro municípios, mas pela grandeza em bem receber todas as pessoas que residem em nossas cidades, em nosso estado, em nosso país e também os visitantes de outros países. Nossa missão, enquanto associados do Passo do Vinho, é bem recepcionar a todos os visitantes em nossos empreendimentos e mostrarmos quem somos, o que sabemos fazer, o que temos a oferecer, para despertar o encantamento de terem experiências inesquecíveis no destino Passo do Vinho”, finalizou, passando a palavra ao novo presidente, Clovis Boscato, que assume a partir do dia 1º de janeiro de 2023. 
Boscato, que completa 50 anos de atuação na enologia fundou, há 39, a Boscato Vinhos Finos, que dirige até hoje junto com sua filha, Roberta Boscato. Ele também é somellier e um dos fundadores da Apromontes. Na data, o empresário assumiu como diretor-presidente da entidade, pela gestão 2023/2024.
“Agradeço a todos os associados do Passo do Vinho, por me confiarem a presidência da entidade. Assumo com a grande responsabilidade de fazer nossa associação cada vez mais forte. Para isso, vou precisar do envolvimento de todos os associados. A nossa missão é que o Passo do Vinho seja protagonista e referência do desenvolvimento do enoturismo da região uva e vinho nos próximos anos, ação que se fará conjuntamente com os demais roteiros turísticos e entidades coirmãs e em sintonia com as prefeituras dos quatro municípios”, declarou.

Os roteiros
Devido à sua vasta extensão territorial e como forma de facilitar o acesso dos turistas à diversidade dos atrativos, produtos e serviços, o destino foi fracionado, criando roteiros em cada um dos quatro municípios.
Em Caxias do Sul, foi implantado um roteiro de visita denominado Pérolas Coloniais. Integram o roteiro: Vinícola Dom Affonso, Vinícola Lovatel, Vinícola Zanrosso, Vinícola Tonet, Vinícola Don Giusepp e Vinícola Don Severino. Foram criados mais dois roteiros envolvendo os associados entre Caxias do Sul e Flores da Cunha, com as denominações Encantos Coloniais e Vinhedos. O primeiro contempla: Vinícola Dom Affonso, Vinícola Zanrosso e Vinícola Monte Reale. O segundo abrange os atrativos oferecidos por: Vinícola Tonet, Casa Venturini e Vinícola Monte Reale.
Especificamente em Flores da Cunha, foi instituído um roteiro chamado de Encanto dos Vinhedos, oferecendo os muitos atrativos da Casa Venturini e Vinícola Monte Reale. 
Nova Pádua está contemplada com dois roteiros turísticos, tendo a denominação de Pequeno Paraíso Italiano, no primeiro deles, o turista poderá usufruir de: visita à Vinícola Boscato, almoço no Restaurante Susin & Bisoto, passeio no caminhão Mamute (estilo militar) pelos principais atrativos turísticos do município e visita à Adega Dom Camilo. O segundo roteiro oferece os mesmos serviços acrescido da hospedagem na Pousada Rugero.
Em Nova Roma do Sul, o Passo do Vinho oferece um roteiro denominado Experiência Inesquecível na Natureza e de Aventuras. A rota possibilita que os turistas usufruam dos muitos atrativos da Vinícola De Bastiani e do Ecoparque.

Diretoria Passo do Vinho – Gestão 2023/2024
Diretor-Presidente
Clóvis Boscato – Vinícola Boscato, Nova Pádua
Diretor Vice-Presidente
Ângelo Márcio Tonet – Cantina Tonet, Caxias do Sul
Diretor Vice-Presidente Administrativo
André Gasperin – Vinícola Don Affonso, Caxias do Sul
Diretor Vice-Presidente Comercial
João Pedro De Bastiani – Vinícola De Bastiani, Nova Roma do Sul
Conselho Fiscal
Dirceu Rossato, Eleida Mioranza e Celso Sonda. Suplentes:  Gabriela Isoton, Marcos Scatolin e Oneide Susin.
 

Diretoria do destino Passo do Vinho, gestão 2023/2024. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário