Vigilância Sanitária alerta para medidas de controle contra as baratas
Forma mais eficaz de prevenir o inseto é evitar seu acesso a comida, água e abrigo
A Secretaria da Saúde de Flores da Cunha, por meio da Vigilância Sanitária, alerta a comunidade para algumas medidas importantes no controle e prevenção das baratas. Nos últimos meses, diversos relatos apontam para a proliferação dos insetos na zona urbana da cidade. As baratas, e outras pragas urbanas, geralmente se procriam no inverno e se espalham no verão, por isso são mais vistas nesta época do ano. Elas migram para as zonas urbanas buscando alimentação e abrigo, o que é proporcionado pelo próprio homem, quando são mantidos ambientes sujos e lixo em locais inadequados.
Uma das espécies mais comuns de barata é a Germanica Blattella, conhecida como barata francesinha ou alemãzinha. Geralmente é encontrada em cozinhas e em outros ambientes que possam oferecer abrigos como frestas e fendas. Já a espécie Periplaneta Americana, também conhecida como barata de esgoto, ou barata voadora, é mais encontrada em caixas de gordura, esgoto, bueiros e outros locais úmidos e escuros.
Cuidados
- Acondicione alimentos somente em recipientes fechados
- Limpe as caixas de gordura de 15 em 15 dias e as mantenha bem fechadas
- Pratique limpezas úmidas totais, tantas vezes por dia quanto necessárias, para manter desengordurados pisos, coifas, fogões e demais equipamentos
- Ajuste portas e janelas aos batentes
- Remova o lixo diariamente ou quantas vezes for necessário
- Limpe os armários com frequência
- Vede todas as aberturas e frestas que possam servir de abrigo para as baratas
- Instale ralos do tipo ‘abre e fecha’, que permitem que sejam fechados quando não estiverem sendo usados
- Vede fossas sépticas, assépticas e instalações hidráulicas
0 Comentários