Geral

VÍDEO: Em busca de uma linguagem global

Programa de intercâmbio do Lions trouxe esta semana para Flores da Cunha 46 jovens de 16 nacionalidades

Ciao (italiano). Hallo (alemão). Merhaba (turco). Ahoj (tcheco). Salut (belga e francês). Hej (dinamarquês e sueco). Tere (estoniano). Hei (finlandês). Cześć (polonês). Hola (mexicano). Hi (inglês e holandês). Ou simplesmente ‘oi’. Não importa a língua, não importa a nacionalidade. O que importa é que há uma semana 46 jovens de 16 países estão em Flores da Cunha para, além de representar suas nações, compartilhar experiências e aprender novas culturas. O objetivo disso tudo é formar embaixadores da paz por meio do programa Acampamentos e Intercâmbios Juvenis (Youth Camps & Exchange – YCE) do Lions Internacional.

Depois de instalarem-se em casas de famílias previamente cadastradas durante duas semanas, os integrantes do grupo chegaram a Flores da Cunha no dia 23. Hospedados no Tri Hotel, eles conheceram um pouco da história da cidade e, no domingo, dia 24, almoçaram na 43ª Festa da Colônia. Para a maioria deles, o que mais chamou a atenção foi a fartura gastronômica. Os mais extrovertidos, nitidamente, eram os italianos, praticamente ‘em casa’.

Na segunda-feira pela manhã os jovens participaram de um café da manhã no Tri Hotel com o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, a secretária de Turismo, Fátima Ortiz, e a diretora de Cultura, Lorete Paludo. Na ocasião, todos receberam o diploma de Hóspede Oficial do município. À tarde a turma conheceu o Mirante Gelain e, à noite, assistiu no Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivoto o confronto de futsal entre Juventude 2 x 3 ACBF.

A programação da semana teve ainda visitas a Gramado e Canela (terça), ao Vale dos Vinhedos (quarta) e atividades na Sociedade Esportiva e Recreativa (SER) Flamengo (hoje), onde irão saborear comidas campeiras e o tradicional churrasco. Na sexta-feira acontecem reuniões no hotel e na sede do Lions florense. No sábado os intercambistas passearão em Caxias do Sul e, no domingo, iniciam as viagens de retorno para seus países de origem, levando um pouco da cultura do Sul do Brasil – especialmente a de Flores da Cunha.

O programa

O Youth Camps & Exchange de Flores da Cunha, considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o maior intercâmbio de jovens do mundo, é organizado pelo Múltiplo Distrito LD, que reúne os Lions Clubes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesta edição, 38 brasileiros tiveram como destino 14 dos 38 países cadastrados no programa. Destes, seis integrantes do Leo Clube de Flores da Cunha estão trocando experiências em outras nações – Paula Muraro Triaca (foi para Noruega), Frederico Muraro (Holanda), Fabrício Mascarello (Hungria), Nathalia Antoniazzi (Alemanha), Thiago Dal Bó (Eslovênia) e Leonardo Romano Nery (Estados Unidos).

Podem participar integrantes do Lions com idades entre 16 e 25 anos, visando a interação e o acolhimento, ressalta a assessora do Múltiplo Distrito, Cleusa Bohn Specht. “Eles sempre fazem questão de dizer, em resumo, que o brasileiro é um povo feliz”, complementa o coordenador do Acampamento, Darci Cavagnoli. Ele lembra que todas as atividades são acompanhadas por monitores e assistentes integrantes do Lions.

 

Certificados de ‘Hóspede Oficial’ de Flores da Cunha foram entregues aos intercambistas durante café da manhã no Tri Hotel. - Fabiano Provin/Jornal O Florense

Jovens Participam de Intercâmbio Cultural

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário