Geral

VÍDEO: Caminhada pela Vida mobiliza florenses

Atividade promovida pela Liga Feminina de Combate ao Câncer durante o Outubro Rosa foi realizada na tarde de sábado, 11 de outubro, com trajeto entre o Centro e o bairro Aparecida

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama é comemorado em todo o mundo desde os anos 1990. Em todo o mês uma série de ações como palestras, atividades que visam elevar a autoestima feminina e promoção de exames preventivos gratuitos farão parte da programação do movimento promovido pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Flores da Cunha, em parceria com a Secretaria da Saúde.

As atividades se iniciaram no sábado, dia 11, com a Caminhada pela Vida (confira abaixo um vídeo do evento). A saída ocorreu às 14h em frente ao Clube Independente, e seguiu pela Rua Dr. Montaury até a Igreja do bairro Aparecida, onde foi celebrada uma missa de Ação de Graças com bênção da saúde, pedidos e depoimentos. Na atividade foram comercializadas sombrinhas cor-de-rosa com o intuito de padronizar a ação.

Segundo a presidente da Liga, Angélica Lavoratti Bassanesi, na próxima quarta-feira, dia 15, haverá uma ação com o projeto Conviver às 14h, com palestra do ginecologista e obstetra Márcio Rigotto sobre saúde e bem-estar para a terceira idade. Na oportunidade a Liga também irá apresentar aos idosos três números artísticos apresentados durante o Jantar Solidário da entidade.

No dia 21 está programado o Momento da Beleza, que será direcionado às pacientes atendidas pela Liga. A atividade será feita em parceria com a Waleska Fingers Casa da Beleza. Na ocasião, serão repassadas dicas de maquiagem e autoestima. A atividade será no Clube Independente, às 14h.

O último sábado do mês de outubro, dia 25, será marcado por diversas atividades. Na parte da manhã, o Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, no Centro de Flores da Cunha, estará de portas abertas para receber as florenses que desejarem realizar exames preventivos e mamografias gratuitas. Também haverá palestra direcionada às pacientes e seus familiares sobre prevenção do câncer de mama, com a médica ginecologista e obstetra Luiza Helena Toss Xavier. No mesmo dia, às 13h30min, haverá outra palestra sobre autoestima, esta com a psicóloga Suzana Carpeggiani Cabral, ambas no auditório do posto.

Em Nova Pádua, que aderiu ao Outubro Rosa neste ano, toda a equipe de saúde da Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain está orientando as mulheres que chegam ao local sobre a importância da realização dos exames preventivos e convidando-as para que realizem os mesmos no local. Durante a espera, as pacientes também recebem orientações sobre o autoexame das mamas.

Histórico
O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, onde diversos Estados realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Com a aprovação do Congresso, o mês se tornou referência americana de prevenção do câncer de mama. A iluminação de monumentos, prédios públicos e particulares aconteceu depois como forma de chamar atenção da população para a causa. Hoje, a leitura visual é compreendida em qualquer lugar no mundo.

No Brasil, a primeira iniciativa nesse sentido foi realizada no dia 2 de outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo) foi iluminado de rosa. Com o tempo, diversas cidades passaram a participar da ação, inclusive Flores da Cunha e Nova Pádua, onde prédios públicos estão iluminados, como a Câmara de Vereadores e o Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, em Flores, e a prefeitura e a Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain, em Nova Pádua.


Sobrinhas personalizadas foram comercializadas para arrecadar verbas à entidade e caracterizar o evento. - Fabiana Lavoratti

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário