Vá às urnas neste domingo
Eleição para os novos conselheiros tutelares acontece das 8h às 17h. Ao todo, são 65 seções. Confira quem são os candidatos, seus respectivos números e os locais de votação
Cerca de 15% dos 21.332 eleitores inscritos no município devem participar da eleição deste domingo, dia 23, quando serão escolhidos os novos membros do Conselho Tutelar (CT) de Flores da Cunha. Esta é a expectativa da secretária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Bernardete Carniel Debon, que projeta um crescimento de 100% na participação dos eleitores em relação ao último pleito, realizado em 2006, quando os nove candidatos receberam 1.544 dos votos válidos. Nesta quarta-feira, o Comdica realizou treinamento com os mesários e foram conferidos os dados cadastrados nas urnas, visando a eleição deste domingo.
Pela primeira vez na história das eleições de conselheiros tutelares do município, o processo será por urna eletrônica, a exemplo do que ocorre com as eleições tradicionais. Ao todo, são 65 seções, distribuídas em 16 locais de votação espalhados pelo município, sendo que algumas seções foram transferidas para outros locais. As seções agrupadas a outras urnas são as da Escola 1º de Maio (65), transferida para o salão do bairro São José; da Escola São José (05, 11, 51, 71), que passam para o Salão Paroquial; da Escola Interativa (03, 43, 64), transferidas para a Escola Frei Caneca; as seções 60 e 70 do Salão do Bairro Aparecida para Escola São Rafael; a seção 13 que passa da Linha 60 para o salão da Linha 80; a seção da localidade de São Valentin (15), agrupada a da localidade de São João, Travessão Cavour; e as seções 18 e 25, que passam das localidades do Travessão Martins e Travessão Carvalho, para o salão do Travessão Alfredo Chaves e salão de Otávio Rocha, respectivamente.
De acordo com Bernardete, o resultado da votação deverá ser divulgado ainda no final da tarde de domingo. Dezoito pessoas, sendo 14 mulheres, concorrem as cinco vagas de membros titulares. A numeração de cada concorrente segue a ordem de inscrição. Para que o voto seja válido é necessário digitar os dois dígitos da pessoa escolhida, e após confirmar na tecla verde. No caso do eleitor digitar apenas um digito o processo será interrompido.
O mandato do conselheiro é de três anos e para cada membro titular haverá dois suplentes. O salário é de R$ 671,00. Os atuais conselheiros atuarão até 31 de agosto. Os eleitos serão empossados em 1º de setembro. Embora o voto seja facultativo, a participação do eleitor é importante no exercício da democracia em favor da criança e do adolescente. O horário de votação é das 8h às 17h.
0 Comentários