Geral

Unimed Nordeste-RS inaugura mais uma Academia ao Ar Livre

O projeto beneficia a população de 12 cidades, entre elas Flores da Cunha

Os mais de 30 mil habitantes de Carlos Barbosa contam com mais um espaço gratuito para praticar atividades físicas e, assim, usufruir de mais saúde, momentos de convivência e qualidade de vida. Na quinta-feira, dia 20, foi inaugurada mais uma Academia ao Ar Livre da Unimed Nordeste-RS no município.

A mais nova unidade está instalada na Rua Luiza Joana São Cichelero, esquina com a Rua Pio XII, no bairro Aparecida. A Unimed Nordeste-RS, com o seu Departamento de Gestão de Sustentabilidade, e a prefeitura de Carlos Barbosa, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, assinaram o projeto.

 Para o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. André Germano Leite, que esteve presente na solenidade de inauguração, trata-se de mais uma entrega que simboliza o compromisso da Unimed Nordeste-RS em oferecer iniciativas de saúde e qualidade de vida para suas comunidades, para que o maior número de pessoas possa viver mais e melhor: “E, para além de um compromisso simbólico, o que vemos na prática é o acesso gratuito a espaços onde as pessoas podem praticar atividades simples, mas muito efetivas na prevenção de doenças e no aumento do bem-estar”, acrescentou.

Esta é a segunda academia do projeto da cooperativa médica na cidade – a primeira, que passa por processo de revitalização, fica na Avenida 25 de Setembro, ao lado da Ciclovia. A placa que orienta sobre os exercícios e alongamentos foi substituída e a pintura deve ser realizada no início do próximo mês.

 O projeto Academia ao Ar Livre visa incentivar a prática de atividades físicas, valorizando e otimizando o uso dos espaços públicos de convivência para a promoção da saúde. A partir de alongamentos, os equipamentos possibilitam estimular o sistema nervoso, proporcionando maior mobilidade das articulações, fortalecimento dos grupos musculares e a decorrente melhora da flexibilidade e da coordenação motora. Entre outros benefícios, estão o aumento da capacidade cardiorrespiratória e a redução de fatores de risco de doenças como as crônico-degenerativas e a obesidade.

 O circuito em Carlos Barbosa conta com 10 aparelhos dispostos ao ar livre: alongador com três alturas; esqui duplo; multiexercitador seis funções; pressão de pernas duplo; rotação diagonal duplo; rotação vertical duplo; simulador de caminhada duplo; simulador de cavalgada duplo; simulador de remo individual e surf duplo. Além disso, tem uma placa com todas as orientações para que as atividades possam ser realizadas da forma correta. Na nova unidade, também haverá uma Geloteca ao longo dos próximos 30 dias, ou seja, uma geladeira recheada de livros à disposição da população. Quem passar pelo local pode retirar exemplares e/ou trazer outros livros para trocar pelos da Geloteca.

Com mais este espaço à disposição da comunidade, as Academias ao Ar Livre chegam a 18 pontos espalhados pelos municípios da área de abrangência geográfica da Unimed Nordeste-RS. Em funcionamento desde 2008, o projeto de autoria da cooperativa médica, realizado em parceria com as prefeituras da região, beneficia a população de 12 cidades: Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi, Carlos Barbosa, São Marcos, Nova Roma do Sul, Antônio Prado, Nova Pádua, Pinto Bandeira e Nova Petrópolis. Em Caxias do Sul, inclusive, uma das unidades é acessível para pessoas com deficiência. Confira a localização das academias:

 

Caxias do Sul

– Parque Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos) – Rua Dr. Montaury, s/nº, Exposição (há duas, uma das quais para pessoas com deficiência)

– Parque Cinquentenário – Av. Júlio de Castilhos, 164, Cinquentenário

– Praça Duque de Caxias – Rua Hércules Galló, Galópolis, em frente à Igreja Matriz de Galópolis

– Lagoa Desvio Rizzo – Parque Municipal Demétrio Monteiro da Silva – Rua Nestor Domingos Rizzo, Desvio Rizzo

 

Farroupilha

– Parque dos Pinheiros – Rua Barão do Rio Branco

 

Bento Gonçalves

– Praça Centenário – Rua Barão do Rio Branco

 

Flores da Cunha

– Praça Nova Trento – Rua Andrade Neves, esquina Rua Júlio de Castilhos

– Praça do bairro União – Rua Anúncio Curra, esquina Rua 17 de Julho, em frente à Unidade Básica de Saúde

 

Garibaldi

– Ginásio Municipal de Esportes – Rua Luiz Rogério Casacurta, 36, Centro

 

Carlos Barbosa

– Ciclovia – Avenida 25 de Setembro

– Rua Luiza Joana São Cichelero, esquina Rua Pio XII, Aparecida

 

São Marcos

– Praça Dante Marcucci – Rua Osvaldo Aranha

 

Nova Roma do Sul

– Rua Virginio Panozzo, ao lado do Colégio Nova Roma e do Campo Municipal

 

Antônio Prado

– Parque Pradense – Avenida Independência, ao lado do Estádio Municipal

 

Nova Pádua

– Loteamento Pádova – Rua Geraldo José Araldi

 

Pinto Bandeira

– Praça Central

 

Nova Petrópolis

– Praça Linha Imperial

Integrantes do Centro de Convivência do Idoso Antônio Martin Guerra participaram da aula inaugural. - Unimed Nordeste-RS/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário