Unidades de Saúde realizam teste rápido de hepatite C
Mobilização tem o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce da doença
Está sendo intensificada em Flores da Cunha a realização do teste rápido de hepatite C em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O mês de julho, caracterizado pela cor amarela, faz um alerta sobre a doença. A mobilização tem o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce de hepatite C, o que colabora para o encaminhamento do paciente ao tratamento gratuito, elevando as chances de cura.
O teste rápido deve ser agendado nas Unidades Básicas de Saúde ou no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. Para aprimorar o atendimento, o Rotary Club Flores da Cunha fez uma doação de 300 unidades dos testes. Ele é realizado por meio de uma simples picada na ponta do dedo para a análise de uma gota de sangue. O resultado fica pronto em aproximadamente 20 minutos, e caso der positivo o paciente já é encaminhado para atendimento na rede pública de saúde.
Hepatite C
O dia 28 de julho é lembrado como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus (A, B, C, D e E). As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.
A hepatite é transmitida pelo sangue e outros líquidos ou secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha.
As formas de prevenção incluem medidas para evitar o contato com sangue infectado, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, e usar sempre preservativo nas relações sexuais.
0 Comentários