Geral

União e renovação em prol do agricultor

A importância desses dois termos norteou a fala do novo presidente do STR, Ricardo Pagno, durante cerimônia de posse da Diretoria e Conselho Fiscal

Uma noite marcada pela emoção e repleta de homenagens. Assim será lembrada a cerimônia de posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua, que ocupou o salão paroquial na sexta-feira, dia 28 de outubro. Após 36 anos à frente da entidade, Olir Schiavenin entregou o cargo de presidente ao agricultor e empresário Ricardo Pagno, eleito com 88% dos votos no pleito realizado em 4 e 5 de setembro.
O evento teve início com a exibição de depoimentos de pessoas que fizeram parte da trajetória de Schiavenin, desde 1986, e seguiu com homenagens – entrega de flores e placa – para aquele que foi o responsável por tornar a entidade uma das mais significativas e atuantes do estado e do país. “O Sindicato foi minha segunda família, eu sempre fui muito bem acolhido, respeitado, reconhecido, nunca faltamos com respeito entre os membros da diretoria, entre os funcionários, nós sempre tivemos esse ambiente de respeito, de responsabilidade, e não podia ser diferente. É com sentimento de dever cumprido e consciência tranquila que eu deixo o cargo, ciente de que sempre procurei dar o melhor de mim e, nesses 36 anos, muitas foram as conquistas”, proferiu Schiavenin, em seu discurso, afirmando estar muito feliz e lisonjeado na ocasião. 
Além de presidente do STR, o agricultor presidiu a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa) e a Comissão Interestadual da Uva. “Durante todo esse período, muitas vezes, deixei a família de lado, sempre coloquei os interesses da categoria acima dos meus interesses particulares, mas, se eu puder dar um conselho para a nova diretoria, eu diria para fazer isso porque vai dar certo e, na dúvida, sempre ficar do lado do agricultor. Nosso Sindicato, hoje, é uma entidade forte, representativa, bem estruturada, com um quadro de funcionários exemplar, sempre teve diretorias atuantes, tem um quadro de liderança que ‘pega junto’, uma boa reserva financeira, e vai continuar sendo ainda melhor do que foi até hoje. Eu vou sair da diretoria, mas eu jamais vou sair da categoria que tanto me orgulha, estarei sempre junto com essa brava gente do interior”, concluiu Schiavenin. 
Na sequência, os membros da Diretoria e Conselho Fiscal, que passam a atuar pela gestão 2022/2026, realizaram o juramento. Logo após, os agradecimentos ao ex-presidente do STR tiveram continuidade nos pronunciamentos das autoridades presentes, que ressaltaram a importância do trabalho em conjunto: “A gente se coloca sempre à disposição dos nossos agricultores para que, dessa forma, em parceria, possamos trabalhar pelo bem, afinal, sem o agro a gente não vive, não se alimenta, e sem o alimento não se faz nada. Vamos abraçar juntos a questão da agroindústria, para desenvolver e ofertar essa possibilidade para os nossos agricultores”, discursou o prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, acrescentando que a partir dos dados do Censo Rural – levantados pela administração – será possível desenvolver políticas públicas voltadas ao agricultor.
“Quando se está à frente de sindicatos, prefeituras, câmaras de vereadores, e outras entidades, todas essas convergindo por um bom trabalho, a gente tem comunidades e entidades fortes, como em Flores da Cunha e Nova Pádua. Meu desejo de sucesso a todos vocês e, quando o fardo pesar, estaremos à disposição, dentro do que nos couber e perante às legislações, para estarmos auxiliando o sindicato”, proferiu o prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti, ao mesmo tempo em que deixou seu reconhecimento aos paduenses que integram a Diretoria e o Conselho Fiscal do STR, especialmente a vice-presidente paduense, Diana Rossi. 
Também integraram a mesa e manifestaram seus agradecimentos: o Deputado Federal, Heitor Schuch; o Deputado Estadual, Elton Weber; o vice-presidente da Fetag/RS, Eugênio Zanetti; a Gerente Regional (Caxias do Sul) da Emater, Sandra Dalmina, e; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, Cedenir Postal. 
O novo presidente do STR, Ricardo Pagno, também ocupou o púlpito e, em seu primeiro discurso, expressou a honra pela entidade: “Poder ser o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua é motivo de orgulho. Quando o Olir disse que não ficaria mais na presidência, a entidade começou a entrar em um processo de renovação, por novas lideranças. Da diretoria, a qual eu fazia parte, nós estamos renovando 60% – dos 15 membros, nove estão assumindo e outros seis permanecem. Temos pessoas capacitadas, vários jovens, agrônomos, enólogos, pessoas, principalmente, apaixonadas pela agricultura e, quando uma pessoa é apaixonada por algo, ela sempre vai entregar o seu melhor”, emocionou-se. 
Pagno também destacou a importância de a agricultura familiar trabalhar unida, não enxergando quem está ao lado como concorrente, mas sim, como parceiro: “Queria dizer a todos os associados, que sempre nos procurem, porque o Sindicato sempre vai estar de portas abertas para receber vocês, com sugestões, tragam os seus problemas e as suas ideias. Sempre lembrando que a entidade vai prezar pelo bem comum e que o Sindicato é a segunda casa de vocês, por isso, vamos estar lá de braços abertos para todos”. 
Ainda na ocasião, como primeira ação à frente do STR, o novo presidente instituiu o troféu Lutas e Glórias e entregou o primeiro exemplar a Schiavenin, celebrando a união em prol da entidade que, atualmente, congrega mais de 4 mil associados.

Diretoria Gestão 2022/2026

Presidente: Ricardo Pagno
Vice-presidente: Diana Rossi
1ª secretária: Fabiane Veadrigo
2º secretário: Sidnei Trentin
1º tesoureiro: Alexandre Bombardelli
2º tesoureiro: Andrei Vezzaro
Suplentes de diretoria: Luciane Lorenzet Toscan, Leandro Viasiminski e Daniel Giotti
Conselho fiscal: Joel Caldart, Raquel Mascarello e Jones Ravizzoni
Suplentes Conselho fiscal: Adriane Bernardi, Vanderlei Pan e Beatriz de Cesaro

Diretoria do STR para o quadriênio 2022/2026. - Karine Bergozza Autoridades se fizeram presentes na despedida de Olir Schiavenin. - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário