Geral

Uma voz encantadora

Tenor Giovanni Marquezeli, que reside em Flores da Cunha, foi uma das atrações da festa de escolha das soberanas da Fenavindima no dia 15

Além da bela imagem das novas soberanas da 13ª Festa Nacional da Vindima, o público que compareceu ao Parque da Vindima Eloy Kunz no dia 15 teve outra grata surpresa: a apresentação do tenor Giovanni Maquezeli. As três canções que ele apresentou no palco cativaram as mais de 4,5 mil pessoas que prestigiaram o evento. O tenor revelou naquela noite residir em Flores da Cunha há pouco tempo. Por isso, a reportagem do jornal O Florense o procurou para conhecer um pouco mais sobre sua carreira.

Marquezeli é paulista da cidade de Analândia, mas reside em Caxias do Sul desde 2004. Ele veio para o Sul a trabalho e acabou permanecendo devido às oportunidades em viver de música. Trabalha profissionalmente desde os 13 anos e já cantou em bandas e fez sucesso em dupla sertaneja, mas foi na música erudita que veio o destaque tão aguardado. “Em Caxias trabalhei muito em eventos como casamentos e festas, mas quando identifiquei que a música italiana erudita poderia agradar o público, investi em música clássica”, destaca.

Inicialmente ele trabalhou com o nome artístico de tenor Jota Júnior. Em 2013, em uma ida à Itália, fez um curso com o tenor napolitano Vincenzo Villani, e atualmente estuda técnica vocal com Silvio Corrêa em Porto Alegre.

Participações em programas de televisão garantiram a Marquezeli reconhecimento nacional. Em 2012 ele foi convidado pela produção de Eliana, do SBT, onde em 32 segundos conseguiu quebrar um desafio que persistia por 7 meses: quebrar uma taça com a voz. Após, veio a participação no Cante se Puder, apresentado por Patrícia Abravanel. No ano seguinte venceu o Astros, programa musical da mesma emissora.

Participações na Record, como semifinalista do programa Got Talent Brasil, e Programa Raul Gil e Ratinho, do SBT, também o projetaram. Marquezeli destaca outro momento importante, quando, em 2012, na Festa da Uva de Caxias do Sul, cantou para a presidente da república Dilma Rousseff (PT). Ele se apresentou para grandes públicos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre, além das cidades italianas de Torino, Napoli, Sorrento, Roma e Veneza.

Entre o repertório do tenor apresentam-se canções clássicas desde Agnaldo Rayol até Luciano Pavarotti. Em sua discografia, o primeiro CD foi gravado em 2009, Tenor Jota Júnior Canta Clássicos da Música Erudita Internacional, e Romantici, em 2011, álbum com 12 faixas em italiano.

A escolha por Flores

Com 34 anos, Giovanni é noivo de Giancarla Lupatini, que é sua assistente comercial e também é cantora. O casal está com o casamento marcado para setembro. O bebê também já está a caminho. Quando souberam da gravidez, decidiram mudar-se de Caxias para uma cidade menor. “Conhecíamos a cidade e a achávamos encantadora. Principalmente pela chegada do bebê queremos tranquilidade e qualidade de vida. Estamos adorando viver aqui, as pessoas nos receberam muito bem”, conta o casal.
Quanto à apresentação na noite da escolha das soberanas, Giovanni declara que também se surpreendeu com a reação do público. “Eu fiquei enlouquecido com a receptividade logo na primeira música. Fiquei muito emocionado. Posso dizer que comecei em Flores da Cunha com o pé direito”, afirma.

Saiba mais

O trabalho do tenor Giovani Marquezeli pode ser conferido no Facebook (facebook/tenorgiovannimarquezeli) e no blog giovannimarquezeli.blogspot.com.br
 - Larissa Verdi
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário