Geral

Uma viagem pela magia dos livros

Série convida o público infanto-juvenil a embarcar em clássicos da literatura fantástica

O público infantil está convidado a embarcar em uma viagem pelo mundo da leitura e da imaginação com a série Sótão da Flor – Leituras, que conta histórias e fábulas de clássicos da literatura infantil e juvenil, de forma lúdica e educativa, pela personagem Flor. Com seu jeito divertido e irreverente, Flor é capaz de fazer tudo acontecer em seu sótão mágico. 
A série contempla seis episódios inéditos, com exibições a cada final de semana. O primeiro deles, As Fábulas de Esopo, foi ao ar no Youtube (www.youtube.com/sótãodaflor) no último sábado, dia 9. Os seguintes também estarão disponíveis na plataforma: Histórias de La Fontaine, Os Seres e Fadas de Charles Perrault, Contos dos Irmãos Grimm, Histórias de Hans Christian Andersen e O Famoso sítio do Monteiro Lobato. Cada episódio tem duração de cerca de 10 minutos e interpretação de Libras, para inclusão dos surdos.
O projeto Sótão da Flor surgiu durante a pandemia, quando o Grupo Ueba Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, se viu impossibilitado de apresentar sua arte presencialmente e precisou reinventar-se. Foi quando idealizou, de forma experimental, uma web produção para crianças e jovens, com atividades culturais, dicas e muita arte. 
Os idealizadores Aline Zilli e Jonas Piccoli estudaram diversas técnicas, de filmagem, edição, formato e atuação, para que o programa prendesse a atenção do público-alvo. O canal nasceu em setembro, para marcar os 16 anos do Grupo Ueba, que ao longo de sua história encantou o público pelas páginas dos seus livros e percorreu o Brasil e o mundo com plateias lotadas em seus espetáculos teatrais. 
O Sótão da Flor é destinado a crianças e jovens, com abordagem teatral para encenar histórias, receber convidados e passar conteúdos relevantes. O objetivo é instigar a criatividade, promovendo a realização de atividades artísticas, de forma dinâmica e divertida. A série Leituras é um desdobramento do projeto, com foco exclusivo na literatura infantil clássica universal, suas fábulas e histórias.
Os seis episódios da série apresentados pela personagem Flor, interpretada pela atriz Aline Zilli, têm como cenário o sótão do centenário Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba. A direção e roteiro ficam por conta do ator e dramaturgo Jonas Piccoli, que faz participações especiais no projeto. As ilustrações são de Fredy Varella. O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul e patrocínio da Via Inox Tramontina e da Central de Rações.
“Os vídeos falam de seis grandes escritores de contos e fábulas direcionados a crianças e jovens. Os episódios trazem informações históricas sobre a vida desses autores e sempre contam ou narram uma de suas obras. Trata-se de conteúdo de qualidade disponível gratuitamente na internet de forma divertida e inusitada, garantindo uma oferta cultural com viés pedagógico”, destacam Aline e Jonas.

A atriz Aline Zilli interpreta a personagem Flor na série infantil Sótão da Flor – Leituras. - Fabiano Knopp/ Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário