Geral

Uma turma de muitos amigos

Conheça a história de amizade de treze casais florense que integram a 'Turma do Quilo'

O cantor Milton Nascimento já disse "amigo é coisa para se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração". Na próxima quarta-feira, dia 20 de julho, comemora-se o Dia do Amigo. E para lembrar a data, O Florense conversou com uma turma de amigos que há 25 anos se encontra para festejar a amizade.

Conhecida como a 'Turma do Quilo', a história de camaradagem começou por volta de 1986, quando um dos integrantes, Luis Carlos Oliboni, ganhou um pernil durante a Festa de São Pedro. Com o prêmio em mãos, ele começou a convidar várias pessoas para degustar o pernil. Só que tantas pessoas foram convidadas que foi necessário comprar mais carne. "Nessa primeira janta ficou decidido que iríamos continuar a fazer os encontros todos os meses", recorda Oliboni. Com a decisão de realizar encontros mensais também ficou acertado que cada casal deveria levar para o jantar um quilo de carne. Foi assim que surgiu a 'Turma do Quilo', o nome provém justamente dessa quantidade de alimento que é preciso levar a cada jantar. No início, o grupo era composto por apenas seis casais, mas com o passar dos anos mais pessoas foram sendo convidadas a participar e hoje são 13 casais que compõem a turma.

A cada mês, um desses casais é responsável por organizar um jantar em sua residência ou em outro lugar. Ao casal, fica a responsabilidade de organizar as tarefas, enquanto que os outros se encarregam de levar um quilo de carne. "O encontro é sacramental e não pode falhar", conta Ligia Pedron Vanelli, que sediava o encontro no qual O Florense participou no sábado, dia 9. Além do jantar, onde o churrasco é a preferência, a turma também realiza bailes e jogos de carta. O animador oficial é Zeladir Fontana, que toca gaita, enquanto que o restante da turma canta. "Cada encontro é uma diversão só", diz Vani Fiorese.

Com tantos anos de encontros, muitas histórias e brincadeiras já aconteceram e a turma já realizou Festa Junina, encontros na praia e acampamentos. No final do ano também é comum o tradicional amigo secreto. "A turma é como se fosse a nossa família e se passa algum mês, que caso não ocorra o encontro, a gente sente falta", diz Leda Oliboni. Para a integrante Erci Fiorese os encontros são uma terapia. "A gente programa o jantar, o que vai acontecer ninguém sabe, mas a festa é garantida", diz.
A 'Turma do Quilo', que atualmente é um grupo fechado, é composta por: Gentil e Germina Oliboni (falecida), Oscar (falecido) e Irma Degrandi, Luis Carlos e Maria Helena Oliboni, Luis e Dilce Novello, Vani e Erci Fiorese, Itacir e Ivone Tafarel, Zeladir e Suzana Fontana, Antonio e Ligia Vanelli, Arone e Leda Oliboni, Olívio e Isabel Novello, Osvaldo e Edite Biazus, Claudino e Déa Muraro e Flávio e Helena Golin.


'A Turma do Quilo' reunida para mais um jantar. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário