Uma semana dedicada à fé
Celebrações de Corpus Christi e Frei Salvador terão programação especial
As comemorações de Corpus Christi e Frei Salvador já iniciaram em Flores da Cunha. A comunidade de São Pelegrino, no bairro São Pedro, montou o seu próprio tapete com doações da comunidade. Os donativos foram arrecadados e distribuídos no altar da igreja para a celebração mensal, que ocorreu no último domingo, dia 23. Agora, os donativos serão entregues na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes para fazer parte de um ato maior.
Pelo segundo ano consecutivo, em meio à pandemia da Covid-19, a paróquia montará um tapete solidário para a comemoração de Corpus Christi no lugar dos tradicionais tapetes de serragem colorida que movimentam milhares de pessoas até o município.
Com a participação da comunidade, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes ainda está recebendo alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza e agasalhos para o ato de solidariedade.
De acordo com o frei Edson Cecchin, a programação inicia na segunda-feira, dia 31, com o tríduo, e segue até o dia 3, quando serão celebradas seis missas na Matriz.
Tradição dos tapetes de serragem colorida
Desde a década de 1960, o município de Flores da Cunha é conhecido pela comemoração de Corpus Christi. A produção dos tapetes de serragem colorida, com temas que simbolizam a fé e a esperança, celebra o sacramento da eucaristia e integra a comunidade.
Pensando na importância da data e respeitando as medidas de prevenção da Covid-19, a prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, promovem a confecção de tapetes no município. Ao todo, serão 13 participantes entre entidades, comunidades e empreendimentos. Os tapetes ficarão expostos nas respectivas localidades e sedes a fim de evitar a aglomeração de pessoas.
Serão confeccionados tapetes em tamanho reduzido utilizando serragem colorida, materiais alternativos ou ainda alimentos e roupas para posterior doação. O tingimento da serragem ocorre durante esta semana no distrito de Otávio Rocha e serão utilizadas seis toneladas do material.
Quem produzirá:
Comunidades: São Gotardo, São Martinho, Nossa Sra. das Dores e Nova Roma
Entidades e empreendimentos: Capítulo Giuseppe Garibaldi, Hospital N. Sra. de Fatima, Jeep Clube, Leo Clube, Rotary Club, Sicredi, Doces Silber, Colônia Muraro, Jucri Otávio Rocha.
Programação*
Dia 31 de maio a 2 junho
18h - Tríduo de preparação de Corpus Christi na Igreja Matriz
Dia 03/06
Missas na Igreja Matriz às 7h30min; às 9h, após terá a benção com o Santíssimo que irá percorrer algumas ruas da cidade; às 11h; às 14h; às 18h; e às 20h
15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz
* A programação pode sofrer alterações.
Homenagens a Frei Salvador
Pelo segundo ano consecutivo não será possível realizar a Romaria a Frei Salvador. Mas neste ano uma programação especial já acontece. A novena a Salvador iniciou na terça-feira, dia 25, e segue até o dia 2 de junho. Mas são no sábado e no domingo, dias 5 e 6, que serão celebradas as missas em sua homenagem.
No sábado, dia 5, haverá uma missa no formato drive-thru (dentro dos carros), às 15h, no Eremitério. Já no domingo, dia 6, às 9h, ocorre a missa oficial, também no Eremitério.
Programação
Dia 25 de maio a 2 de junho
Novena ao Frei Salvador 19h no Eremitério (Dia 30 de maio, sábado, o horário será às 16h)
Dia 04 de junho
Oração e terço às 15h e 19h, no Eremitério
Dia 05 de junho
15h – Missa drive-thru, às 15h, no Eremitério com benção nos carros
Dia 06 de junho
Missa do Frei Salvador, às 9h, no Eremitério
O processo de beatificação
Em fevereiro, quando a Congregação dos Santos, no Vaticano, validou o processo de Beatificação do Frei Salvador Pinzetta, o postulador geral da causa, Frei Carlo Calloni está escrevendo uma síntese do processo para dar seguimento. Conforme o vice-postulador geral, frei Sérgio Dal Moro, esta etapa deve ser finalizada agora em junho
Depois, esse resumo será entregue a dois médicos. Caso eles reconheçam que se trata de um fato extraordinário, o processo segue para avaliação de outra junta médica composta por sete profissionais. Se cinco deles concordarem que se trata de um caso sem explicação na ciência, iniciam-se trâmites burocráticos no Vaticano para que o papa efetive a beatificação do frei. “É um processo bastante complexo, pois a Igreja Católica é muito séria e não quer enganar a fé do povo”, relata o vice-postulador.
Detalhes do milagre ainda não foram divulgados, mas trata-se da cura de uma mulher com câncer avançado que residia no município de Flores da Cunha. O processo foi aberto em julho de 2020. O frei Sergio avalia que, se todas as fases forem aprovadas, a beatificação poderá ser concluída no primeiro semestre de 2022.
0 Comentários