Geral

Uma oportunidade de lançar seu próprio livro

Projeto Estante Mágica dá a chance de cada criança escrever e ilustrar sua obra literária

Já imaginou ver seu filho distribuindo autógrafos ao publicar o próprio livro? O projeto Estante Mágica, em parceria com escolas, oportuniza crianças a escrever, ilustrar e publicar sua própria história. E o resultado final é conferido num inesquecível evento de autógrafos.

E essa plataforma está ganhando espaço em Flores da Cunha. A Escola Estadual São Rafael, pelo primeiro ano, participa do projeto que abrangeu mais de 100 alunos do 1º ao 5º ano. “A ideia era que cada aluno escrevesse um livro, de acordo com seu universo de possibilidades, com ilustrações”, destaca a vice-diretora da tarde, Taísa Verdi. Todo o processo é gratuito e o livro fica à disposição da família como e-book e também físico.

Conforme a coordenadora pedagógica, Giovana Zorzi Zuppa, que acompanhou o processo de quatro meses com os alunos e professores, os temas propostos pelo projeto foram trabalhados em sala de aula e empolgaram os estudantes. “Foi uma grande expectativa por ver os livros prontos. Todo o processo, desde o rascunho, correções, ilustrações e, principalmente, a ajuda dos pais foi de fundamental importância para que chegasse a escrita de um verdadeiro livro”, revela.

O pequeno Giancarlo Baggio Orso, do 4º ano, conta entusiasmado a sua história sobre amizade e sabedoria. “É um guepardo e uma onça pintada que são melhores amigos e eles participam de uma competição dos mais inteligentes e os dois chegam a final. No final, o guepardo estava ganhando e ele percebeu que o amigo dele ficou muito triste e na pergunta final ele errou para o amigo ganhar”, conta.

Já a estudante do 5º ano, Maria Luiza Sparrenberger Torres, diz que nesse ano começou a pensar em ser escritora quando crescer. “Eu percebi que tenho muita imaginação e os professorem dizem que as minhas histórias são as melhores”, revela a menina.

Na noite desta quarta-feira, dia 28,  a escola fará a sessão de autógrafos com pais, alunos, familiares e convidados. “Será um momento muito importante de autonomia do aluno, tendo em mãos um livro editado e impresso”, finaliza Taísa.

O projeto

A Estante Mágica é a maior plataforma de projetos pedagógicos do Brasil a qual já abrangeu mais de 240 mil crianças que já publicaram o próprio livro gratuitamente. Despertando o protagonismo estudantil, o projeto é realizado em parceria com escolas que se cadastram no site e transformam cada aluno em um escritor. A criança escreve e ilustra sua própria história com o tema escolhido pela instituição.  A Estante Mágica baseia suas relações em sete pilares: encantamento, transformação, curiosidade, ownership (sentimento de dono), autonomia, família e diversão.

Giancarlo Baggio Orso, Gabrielly de Lara Grams e Maria Luiza Sparrenberger Torres entusiasmados ao olhar pela primeira vez seus livros. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário