Geral

Uma família para chamar de sua

Mesmo o conceito de família tendo mudado, ela é a responsável pela formação básica das pessoas

Muito se fala em tipos de famílias e o que esta formação implica diretamente na vida da criança ou do adolescente. Conforme a psicopedagoga Aline Reginato Egea, essa influência exerce grande repercussão no bem-estar e no desenvolvimento psicológico de uma pessoa por toda a vida. “Não é possível pensar no bem-estar da criança, sem pensar em família. Pensar em família é refletir sobre a complexidade de fatores que envolvem o mundo familiar observando sua realidade, buscando compreender seu modo de viver no mundo”, define Aline. A família é o espaço de inclusão e o acolhimento da criança, no qual ela deve receber amor, afeto, proteção e segurança, cabendo à família a sua socialização. 

Com o passar do tempo, o conceito de família passou a ser visto de forma mais plural. E por ser uma das instituições mais importantes da sociedade, ela se transforma assim como em outros cenários, alterando o seu significado. Os tipos de família são as maneiras diversas que ela pode ser composta. “Resgatando a história, observa-se que a infância vem sofrendo transformações de diferentes maneiras no seio familiar e na sociedade. A família seja ela tradicional, moderna, pós-moderna, é um grupo social responsável, que cuida pela formação do ser humano em desenvolvimento, o que influenciará por toda vida”, enfatiza a psicóloga, que atua na coordenadoria pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha.

A legislação brasileira já define estruturas familiares diversas, além da tradicional, desde a Constituição de 1988. “Hoje temos diversas configurações familiares e, percebe-se uma melhor aceitação da sociedade, pois o que deve prevalecer são as boas relações entre os membros e, aprendermos a aceitar e conviver com a diversidade”, cita Aline.

O ambiente familiar é indispensável para o desenvolvimento de valores para formar hábitos e atitudes. “A educação dos filhos deve se basear no amor, respeito, liberdade com responsabilidade, procurando diminuir o individualismo em prol do sujeito coletivo. A família é o educador primordial na educação moral”, finaliza a profissional.

Ambiente familiar é indispensável para o desenvolvimento dos valores. - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário