Uma capela para Nossa Senhora da Uva
Executivo busca junto à Câmara aprovação para instituir o dia da santa no calendário florense
O município maior produtor de uvas e vinhos do Brasil quer fazer uma homenagem a Nossa Senhora da Uva. A Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços estuda, juntamente com a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a construção de um santuário no Parque da Vindima Eloy Kunz para venerar a santa, além de enviar um projeto para a Câmara de Vereadores para instituir o dia da Nossa Senhora da Uva no calendário oficial do município.
A paróquia, que ainda não possui a imagem da santa, confeccionou um estandarte – através das mãos do artesão Jésus Reis Pereira – com a pintura de Nossa Senhora e o Menino Jesus segurando um cacho de uva. O estandarte passou por um ato de sacralização realizado pelos freis da paróquia, e na segunda-feira, dia 8, foi abençoado pelo pároco, frei Edson Cecchin, e entregue para a comunidade. A obra sacra ficará na Igreja Matriz de Flores da Cunha.
A diretora de Turismo de Flores da Cunha, Thelma Bebber, foi quem idealizou o projeto durante a programação do ‘É Tempo de Vindima’, passando pelas comunidades do interior para derramar a bênção de Nossa Senhora da Uva para todos os vitivinicultores. “A uva e o trabalho do agricultor têm uma importância muito grande no nosso município, e trazer o símbolo da Nossa Senhora é de grande valia”, ressalta.
O parque, local onde se trabalha a questão da uva e do vinho durante a Festa Nacional da Vindima, foi o local escolhido para venerar a Nossa Senhora da Uva. “Juntamente com a paróquia, pensamos em trazer a Capela da Lagoa Bela, que atualmente está interditada e necessita um processo de restauração para os pavilhões. Queremos prospectar, num primeiro momento, a nossa população local, mas atrair o olhar externo para uma santa que é tão pouco divulgada”, destaca Thelma, destacando o turismo religioso e cultural. Para o restauro, a paróquia e o Poder Público buscam parceiros para viabilizar a obra.
Se a pandemia colaborar, este ano já terá uma celebração especial para Nossa Senhora da Uva. O frei Edson Cecchin já planeja uma procissão que deverá sair da Igreja Matriz até o Parque da Vindima com uma missa campal, e, se possível, um almoço comunitário de confraternização.
Oração Nossa Senhora da Uva
Ó Mãe Imaculada, tua sensibilidade aos projetos de Deus nos trouxe Jesus Cristo. Revelando a ternura de Deus e o exemplo de dedicação de Jesus, nos ensinas o caminho da fraternidade e da caridade solidária. Ó Senhora Mãe de Cristo e Mãe dos homens, sob a invocação de Nossa Senhora da Uva protege todos os vitivinicultores, dá-lhes força para transformar a tristeza em alegria, o abatimento em esperança, o desânimo em fé e coragem. Faze de todos, herdeiros da redenção pela vida recebida no batismo, realizem suas vidas orientadas pela palavra de Jesus que diz: “Eu sou a videira e vós os ramos. Quem fica unido a mim e eu a ele dará muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer”. Ó Imaculada, protege as famílias, fortalece a comunidade e, por Jesus, dá-nos sabedoria, saúde e paz. Amém
O Vigário Paroquial frei Nedio Pertile declara que é importante, neste tempo de vindima, colocar todas as coisas sob a bênção de Deus: “As pessoas envolvidas na vindima, os locais de trabalho e meios de realização do trabalho. Fonte e origem de toda a bênção é Deus, do qual procedem todos os bens. “Abençoar” tem dois significados, podendo ser comparado a dois movimentos: a) o primeiro significado de “abençoar” é bendizer e esse se dá num movimento vertical – “para cima”: é quando se exalta a grandeza e a bondade de Deus pelas suas obras; é também quando se agradece por tudo o que Deus fez e nos deu por meio da sua criação; b) o segundo significado de “abençoar” é o pedido, a invocação, e esse se dá num movimento vertical – “para baixo”: é quando pedimos a Deus, por intercessão de um santo ou santa, uma bênção propriamente dita, um benefício, um bem divino em favor sobre quem se invoca a bênção.”
Devoção em Otávio Rocha
O Distrito de Otávio Rocha já possui uma devoção à santa. O local, que tem suas ruas designadas com nomes de uvas, possui na Praça Regional da Uva a imagem de Nossa Senhora da Uva. “Foi na localidade de Otávio Rocha, no município de Flores da Cunha, o berço da devoção a Nossa Senhora da Uva no Brasil e quem sabe da América Latina. É até estranho registrar que a região, após mais de cem anos da imigração italiana e sendo principal polo produtor de uva e vinho do Brasil, ainda não conhecia esta denominação de Nossa Senhora. No início, tal invocação, causava surpresa, mas diante do quadro do pintor francês Pierre Mignard, a surpreendente denominação foi aceita e iniciou-se sua divulgação.” O relato é de Floriano Molon no livro Nossa Senhora da Uva, edição comemorativa dos 125 anos da colonização italiana de Otávio Rocha.
Foi no dia 25 de julho de 2010, durante a 37ª Festa da Colônia, que foi inaugurado, na Praça Regional da Uva, um monumento a Nossa Senhora da Uva.O conjunto é formado por uma base, reproduzindo duas bordalesas e parreiras, sustentando a estátua com 2 metros de altura, pesando 600 kg. A imagem é inspirada no quadro de Pierre Mignard.
0 Comentários