Uma caminhada de fé
Neste mês, a Paróquia Santo Antônio, de Nova Pádua, e a Paróquia São Marcos, de Otávio Rocha, receberão seus novos párocos
As transferências e nomeações do clero são muito comuns. “O padre é um homem público. As mudanças fazem parte da nossa história”, revela o padre José Mussoi, natural de Flores da Cunha e que há 12 anos atua religiosamente em Farroupilha. No dia 27 deste mês, Mussoi toma posse na Paróquia Santo Antônio, de Nova Pádua.
Ordenado em 8 de dezembro de 1985, Mussoi, 59 anos, já trabalhou em bairros de Caxias do Sul, Nova Prata, Monte Belo do Sul, Antônio Prado e Farroupilha, e se diz muito feliz vindo a Nova Pádua. “É com muita alegria e esperança que assumo a paróquia em Nova Pádua. Um povo que já conheço, que tem uma trajetória muito trabalhadora, que é muito querido e caprichoso. Um lugar onde as pessoas têm fé, são lutadoras. Quero levar para eles uma palavra de amor e esperança”, declara Mussoi.
Ele assume o lugar do padre Mário Pasqual, 69 anos, que há nove está no município paduense. Pasqual agora vai atuar na Paróquia São Marcos, no distrito de Otávio Rocha. A posse canônica será realizada no dia 28.
Pasqual foi ordenado em 16 de abril de 1978 e completará 43 anos de vida religiosa. Natural de Farroupilha, já atuou em Torres, Farroupilha, Antônio Prado, Caxias do Sul (bairro Cruzeiro), passou pela primeira vez em Nova Pádua, onde atuou por cinco anos, foi designado a Nova Roma do Sul, Cambará do Sul, e retornou a Nova Pádua, por onde esteve mais nove anos. “Aqui me envolvi com a comunidade. Fiz amizades mais profundas. Com certeza irei sentir saudade, principalmente das pessoas que sempre me ajudaram”, relata Pasqual. O padre se emociona ao falar da Banda Santa Cecília, da qual sempre foi um admirador. “Por ser um município pequeno, a gente se envolve com todas as atividades da localidade. Temos um contato próximo com a prefeitura e com as pessoas”, declara.
Dentre as ações realizadas em Nova Pádua, o padre declara o acompanhamento das obras do novo salão paroquial. “As pessoas se dedicam. Fazíamos reunião quase que semanalmente para fazermos um bom trabalho. Hoje ainda precisa ser feito alguns complementos, mas com o tempo vai se concretizando”, analisa.
O padre destaca algumas características de Otávio Rocha que pretende dar continuidade e se envolver, como a Missa dos Louvores. “Lá também são realizados diversas festas, menarostos, com mais frequência do que Nova Pádua, e possuem um amor pela uva, uma devoção a Nossa Senhora da Uva”, diz, declarando manter a organização pastoral da localidade e valorizar o trabalho realizado pela comunidade.
0 Comentários