Geral

Uma brincadeira que atravessa gerações

Completar álbuns de figurinhas é uma brincadeira passada de pais para filhos

Completar um álbum com 682 imagens referentes de times e jogadores da Copa do Mundo 2018. Essa é a meta para muitos torcedores faltando pouco mais de um mês para o início do evento esportivo.

O álbum, que é produzido pela empresa paulista Panini, tem 43 figurinhas a mais do que a versão da última Copa, em 2014. São 18 figurinhas de atletas de cada uma das 32 seleções classificadas, um escudo das confederações, uma da seleção posando para a foto, além de símbolos do torneiro, como a bola oficial, o troféu e o mascote Zabivaka. Outra novidade é a categoria ‘Lendas da Copa’, que apresenta grandes jogadores como o brasileiro Pelé e o alemão Klose (maior artilheiro das Copas), além de todos os times que já conquistaram o cobiçado troféu.

O primeiro álbum foi lançado na Copa de 1970 também pela Panini, e desde então criou-se uma tradição em completar e colecionar as competições vivenciadas. Neste ano, a empresa imprime cerca de 40 milhões de figurinhas diariamente e a estimativa é que sejam produzidos 1,2 bilhão de envelopes e 57 milhões de álbuns.

E se dizem que a disputa só começa quando se inicia a montagem dos álbuns, então o ritmo é total em Flores da Cunha. Conforme a proprietária da Almanaque Cultural, Camila Riva Ciochetta, o público está bastante animado. O estabelecimento propõe eventos troca-troca de figurinhas e hoje, dia 4 de maio, ocorre o segundo encontro de colecionadores a partir das 15h. “O evento é aberto ao público, vem quem quer trocar figurinhas repetidas, quem precisa comprar ou negociar. Já fizemos um primeiro troca-troca e foi incrível”, afirma. Para completar os álbuns, o público tem o prazo até o mês de dezembro, prazo o qual as lojas comercializarão os materiais.

O que mais chama a atenção de Camila é o público variado. “É onde todas as gerações se encontram, crianças, jovens e adultos. Criam-se amizades e é muito divertido”, destaca. Os colecionadores fiéis também acompanham anualmente os álbuns do Campeonato Brasileiro, além de outros motes como personagens de desenhos e séries. 

O álbum brochura custa R$ 7,90 e o envelope com 5 figurinhas diferentes custa R$ 2. Na Almanaque também é possível adquirir o álbum versão capa dura. Outra opção para quem curte colecionar é a possibilidade de completar o álbum de maneira digital, disponível para sistemas Android e iOS. Na última Copa, 1,2 bilhão de pessoas fizeram a coleção virtual. A 21ª Copa ocorrerá na Rússia entre os dias 14 de junho e 15 de julho.

Filhas da Copa

Há exatos quatro anos, a coordenadora pedagógica Rosela Zulian Vanelli, 39 anos, e o funcionário público Anderson Vanelli, 43 anos, estavam ansiosos pela chegada das filhas gêmeas Valentina e Catherina. Elas nasceram um dia antes do final da Copa de 2014, e este ano farão aniversário também no período do mundial. “Na última Copa, nossa ideia era ir assistir jogos nos estádios, já que foi sediada no Brasil, só que o período final da gestação não permitiu. Montamos o álbum e acompanhamos tudo de casa”, afirma Vanelli, que é fã de futebol desde criança – e essa preferência é passada para as filhas a cada dia.

A família está completando o álbum de 2018 e se programa para acompanhar a disputa. “É uma forma de envolver todos e entrar no clima da Copa. A torcida por um time se aprende em casa e aqui cada um tem suas preferências”, conta Rosela, destacando a torcida para o Brasil e também para a Argentina, já que ela tem raízes no país vizinho. Vanelli é colecionador de camisas de seleções e de times de futebol, e lembra que desde criança compra figurinhas dos mundiais. “A primeira Copa que tenho lembrança foi a de 1982, e já tinham coleções de figurinhas que vinham nos chicletes”, relembra.

Durante a Copa, a família preenche as tabelas com os resultados e também faz bolão para ver quais os favoritos. “Pensamos que na próxima Copa as meninas já estarão completando os próprios álbuns, vamos sempre lembrar esse período com carinho. Um plano para o futuro é assistirmos a um jogo oficial em família”, projeta Vanelli.

 

Sobre a Copa do Mundo 2018

O Campeonato Mundial de Futebol completa neste ano a 21ª edição em 2018. Organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), ocorrerá na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho. O país sedia o mundial pela primeira vez e dispõe de onze cidades-sede. O aumento do interesse da população russa por futebol, foi determinante para o país ser escolhido sede da disputa. Os outros países que se candidataram à sede da competição foram a Inglaterra e as candidaturas conjuntas de Holanda/Bélgica e Portugal/Espanha. O mascote foi escolhido pela FIFA, através de um concurso proposto no país, que elegeu o Zabivaka, lobo que em russo significa ‘aquele que marca gol’. A bola oficial também tem nome: foi batizada de Telstar 18. 

 

Quatro anos depois, a família completa o álbum de figurinhas, e Catherina e Valentina já curtem o clima da Copa. - Larissa Verdi/OF Anderson e Rosela com 39 semanas de gestação, alguns dias antes de dar luz às gêmeas, em 2014. - Arquivo Pessoal/Divulgação A Almanaque Cultural fica movimentada nos dias de troca-troca. - Almanaque Cultural/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário