Geral

Uma aula de História narrada por uma sobrevivente do Holocausto

Alunos da Escola Pedro Cecconello, de São Gotardo, tiveram a oportunidade de ouvir vivências sobre a Segunda Guerra Mundial

Na última semana, os estudantes do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Pedro Cecconello, de São Gotardo, tiveram uma aula de História que não deve ser esquecida tão rápido. 
Em uma parceria inédita com o Memorial do Holocausto do Estado de São Paulo, a escola pôde proporcionar aos alunos uma experiência única: em uma abordagem sobre a Segunda Guerra Mundial, a partir de relatos vivos, os estudantes tiveram a oportunidade de escutar as vivências de uma sobrevivente do Holocausto.
A aula de História, ministrada pelo professor e mestre em Educação, Rafael Pinheiro, ocorreu na quinta-feira, dia 8, e contou com a participação de Margot Bina Rotstein, a ‘Dona Margot’, de 90 anos de idade. A sobrevivente do Holocausto participou por meio da plataforma Google Meet, e abordou aspectos sobre a ascensão de Hitler, a guerra e a perseguição aos judeus. Também foram feitas algumas relações com o contexto histórico/social brasileiro e o aumento de adeptos ao nazismo.  
Dona Margot relatou, através de memórias da sua infância, inúmeros acontecimentos como, por exemplo, a Noite dos Cristais (1938), em que estabelecimentos judaicos, como comércios, casas e sinagogas foram depredados pelos nazistas. Além disso, sua vinda/fuga para o Brasil em um navio italiano e, posteriormente, sua ida para a Bolívia, também foram questões evidenciadas. “Chegamos no Brasil, não deu para ficar aqui, então tivemos que ir para a Bolívia, sendo este, o único país que nos acolheu”, narrou Margot. 
De acordo com o professor, esse momento foi de grande relevância para pensar na guerra e nos seus desdobramentos: “As memórias, evidenciadas na fala de Margot, nos remetem a refletir acerca do contexto atual que marca a sociedade brasileira”, destacou Pinheiro.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário