Geral

Um século e meio em mais de mil páginas

Livro lançado nesta semana é uma das maiores coletâneas sobre a imigração italiana no Estado

A maior obra sobre a imigração italiana já publicada. É desse modo que se apresenta o livro “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul”, lançado na segunda-feira, dia 24, no Museu do Tijolo, na cidade de Arvorezinha. Um compilado que percorre um século e meio da epopeia dos imigrantes vindos da Itália, as histórias das cidades gaúchas colonizadas por eles e a vida dos descendentes que ajudaram a forjar a prosperidade na região.
Os números fazem jus ao título: são três volumes que totalizam 1.200 páginas, preenchidas por 200 autores que, juntos, escreveram 726 mil palavras. A obra conta com o relato de 44 historiadores especialistas na imigração, além de dezenas de redatores, jornalistas, publicitários, fotógrafos e outros profissionais. São quase 100 cidades retratadas no livro, além de famílias e personalidades que fizeram e fazem parte dessa história.
Todo o volume de informações precisou de quatro mãos para ser organizado: as do pesquisador Ademir Antonio Bacca e do empresário Luis Rocha. De início, a obra foi projetada para ter 600 páginas, que dobraram de tamanho devido à quantidade de material colhido ao longo dos cinco anos de produção. A coletânea é a primeira a unificar todas as colônias do Estado – em alguns casos, era necessário ler cerca de 50 obras para encontrar uma única família. 
Um projeto tão grandioso só podia chamar a atenção de grandes nomes como o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que esteve presente no lançamento. “Devemos olhar para os imigrantes italianos, entre tantos outros que chegaram ao nosso Estado, que atravessaram um oceano fugindo da fome, de guerras, de condições adversas que existiam no seu próprio país. Ver que enfrentaram tudo isso e o que foram capazes de construir na Serra Gaúcha nos dá força para enfrentar tudo o que vier pela frente”, afirmou Leite, na ocasião.
O leitor que tiver contato com a obra encontrará, no primeiro volume, a história da imigração contada em 500 páginas, que retratam, por exemplo, a formação dos primeiros núcleos coloniais. O segundo volume está reservado às personalidades importantes ligadas à tradição italiana no Estado. Já as cidades influenciadas por ela são o tema do terceiro e último volume.
Todos eles – em capa dura, impressos totalmente a cores em papel couchê 150g – podem ser adquiridos pelo valor de R$ 450, além do frete, através do contato (54) 9.9993.2405. Mais informações sobre a obra podem ser conferidas no site.
 

Governador Eduardo Leite esteve presente no lançamento da obra.  - Itamar Aguiar / Palácio Piratini
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário