Geral

Um presépio em miniatura

Artista plástico Massimo Coffaro demorou quatro meses para reproduzir o presépio de Greccio

Além dos tradicionais presépios da Igreja Matriz e do Mosteiro Nossa Senhora do Brasil, Flores da Cunha também possui um presépio em miniatura, criado pelo artista plástico italiano Massimo Coffaro, de 61 anos, que mora há 5 em Flores da Cunha. A obra foi inspirada no primeiro presépio feito por São Francisco de Assis, na cidade de Greccio, localizada na província de Lácio, na Itália.
Conforme Coffaro, a ideia de construir a obra surgiu há muito tempo, mas só saiu do papel neste ano. “O presépio Greccio é um pouco diferente, nele não está só reproduzido os personagens principais, mas também uma pequena vila com animais – vaca, cavalo, cabra, cachorro, burro. Ainda é possível encontrar trabalhadores, como o marceneiro, a senhora levando a palha, além de outros itens que compõe a época em que Jesus nasceu, como o poço, a carroça, a barrica, o saco de farinha, o machado, a madeira e o palheiro, reproduzindo a realidade daquele período”, conta.
Para montar cada peça do presépio, o artista precisou realizar várias pesquisas. “Estudei para saber como era o presépio naquele tempo. Muitas pessoas colocam luz no canto da casa, mas quando Jesus nasceu não tinha luz, então não pode colocar luz”, relata o artista, explicando que quis deixar o mais parecido possível com o que foi feito na cidade de Greccio.
Cada peça e cada detalhe que compõe a obra foram feitos pelas mãos do artista, tornando assim, um presépio 100% artesanal. De início, Coffaro tentou procurar os personagens em miniaturas para comprar, mas não obteve sucesso. Na composição, o artista utilizou materiais como gesso, polietileno, papelão, argamassa, madeira, tinta, cola, serragem, corda, galho de árvore, musgo e luz. Foram mais de quatro meses para desenvolver todo o presépio, que foi produzido no estilo da cultura italiana, para enfeitar a sala de sua casa. 

 - Valdinéia Tosetto  - Valdinéia Tosetto  - Valdinéia Tosetto
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário