Geral

Um novo som em Flores da Cunha

‘SOU’ é o nome do novo coro no município. Grupo se apresentou na noite de sábado na Igreja Matriz

Uma conjugação do verbo ser: existir. Tudo o que, em qualquer ordem ou grau, se opõe ao nada; pessoa ou criatura com natureza íntima, essência, alma. Que tem a importância do que foi criado; aquilo que tem realidade, que é real e, portanto, responsabilidade. Assim chama-se o novo grupo de Flores da Cunha: SOU, que desde dezembro do ano passado tem se encontrado três vezes por semana para conhecer-se, aprimorar-se e desenvolver-se por meio da música vocal.

Com identidade alicerçada na unidade e amizade, essa turma de cantores busca a manutenção de um grupo vocal versátil, formado por intérpretes de qualidade. O grupo é dirigido pelo maestro Renato Filippini, que já dirigiu espetáculos com os coros Eco Dei Monti, Coro da Universidade de Caxias do Sul e Coral Municipal de Caxias. Também foi diretor artístico do espetáculo Som & Luz caxiense e do Corso Alegórico da Festa Nacional da Uva de 1996 e 2010. Trabalhou com o elenco do filme O Quatrilho e foi diretor da Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul entre 2005/2006.

SOU chega com a proposta de realização de apresentações dinâmicas em diversos locais da cidade e região, seja em formato de concertos, espetáculos ou flashmobs (apresentações repentinas). “O objetivo é dinamizar a pesquisa, produção e divulgação da música vocal enriquecendo o cenário artístico da cidade. Desta forma, SOU quer incentivar a educação do público, a formação de plateia e a criação do senso crítico por meio da sensibilização da música como forma de entendimento social”, destaca Renato.

Conforme o maestro, o grupo carrega a pretensão de ser autônomo, buscando a excelência no que fazem aproveitando suas experiências como artistas, levando o nome de Flores da Cunha como referência nesse tipo de ação cultural para a comunidade.
No repertório canções que marcaram épocas nas vozes de Lupicínio Rodrigues, Beatles, Carmen Miranda, Elvis Presley, Leandro & Leonardo, Abba, Adoniran Barbosa, Carpenters, Elis Regina, Queen, Roberto Carlos e The Turtles, entre outros.

O grupo teve como primeira aparição a recepção aos alunos do turno da noite da Escola Estadual São Rafael, no dia 16. No sábado, dia 24, participou da missa na Igreja Matriz em homenagem ao aniversário de Flores da Cunha, homenageando os ex-prefeitos.
Irreverente, SOU promete performances em locais e momentos inesperados enquanto prepara a estreia de seu primeiro espetáculo para setembro. “Quando fazemos uma coisa em conjunto o resultado encontra-se na soma dos indivíduos. Assim, separados, eu e tu somos; no conjunto, nós SOU”, contextualiza o maestro.

Quem integra o SOU

Entre sopranos, contraltos, tenores e baixos, SOU é composto por 19 vozes, incluindo o maestro Renato Filippini:
Alexandre Sozo, Aluizio Vieira, Ângelo Boscari, Anselmo Guareze, Cláudia Sonda, Cristiane Schiavenin, Gabriela Appilt, Gustavo Andrighetti Gustavo Colombo, Larissa Verdi, Mônica Fernandes, Rodrigo Calleari, Rodrigo Marcon, Shamila Carpeggiani, Taís Carpeggiani Gelain, Taísa Verdi, Tânia Trentin e Tatiane Menegon.


 - Jean Carlo Dal’Alba/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário