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Um modelo em constante aperfeiçoamento

Sinalização vertical e cruzamentos semaforizados do Binário de Trânsito permanecem em monitoramento

Foi com o intuito de dar mais fluidez ao tráfego na área central de Flores da Cunha que o Sistema Binário de Trânsito foi implantado no município. Já se passaram quase três meses dessa novidade e, de lá para cá, muitos ajustes foram feitos e alguns continuam sendo monitorados pela administração para garantir o sucesso do modelo. 
De acordo com a secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Machado Pradella, nesses primeiros meses o fluxo de veículos melhorou, contudo restam alguns gargalos, sobretudo em horários de pico, que estão sob avaliação: “O sistema segue em fase de amadurecimento, principalmente no que diz respeito aos usuários, pois é fundamental que a comunidade opte pelas vias mais adequadas para cada tipo de deslocamento”, relata, acrescentando que desde fevereiro foram feitos complementos na sinalização vertical.
“As placas de sinalização representam a maior parte dos investimentos desta obra e, por isso, estamos executando gradualmente e verificando a real necessidade de sua aplicação. Em um primeiro momento a sinalização vertical – contendo as placas de proibida conversão/sentido – está finalizada, mas, se em alguma ocasião for constatada necessidade, poderá haver acréscimos ou retiradas”, explica Rosiane.
Já em relação ao monitoramento dos cruzamentos semaforizados, a secretária informa que houve algumas alterações e outros pontos permanecem sob análise. “Os três semáforos que foram removidos – Rua Júlio de Castilhos com a Frei Eugênio, Rua Júlio de Castilhos com a Borges de Medeiros e Rua Borges de Medeiros com a Ernesto Alves – permanecerão desta forma, uma vez que a implantação do binário foi efetiva no atendimento das demandas e houve uma redução de pontos de conflito nesses cruzamentos, diminuindo os riscos de acidentes de trânsito. Quanto aos demais pontos, alguns permanecerão em definitivo e outros estão em monitoramento, inclusive com testes de tempo semafórico”, relata.
Outro item que está sendo observado é o aumento da segurança para os pedestres, uma vez que o fluxo de veículos é inversamente proporcional a capacidade de travessia: “Iniciamos a implantação de duas faixas elevadas em pontos indicados pela engenharia de tráfego (Rua Júlio de Castilhos entre as ruas Frei Eugênio e Garibaldi e também na Rua Júlio de Castilhos entre as ruas Borges de Medeiros e Raimundo Montanari) que irão proporcionar mais segurança em pontos estratégicos”, explica, ressaltando a importância de os motoristas se conscientizarem dos limites de velocidade e respeito a faixa de pedestres. 
Com relação às vagas de estacionamento do binário, a secretária afirma que elas estão devidamente sinalizadas e que os meios-fios estão recebendo algumas complementações. Ela também evidencia que a ordenação das mesmas vem se mostrando satisfatória, uma vez que a quantidade disponível aumentou. 
“O projeto do sistema binário compreende outras etapas além dessa já implantada, que poderão entrar em operação tão logo se mostrem necessárias, permitindo acompanhamento e aperfeiçoamento constantes”, finaliza Rosiane. 

 - Valdinéia Tosetto
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