Geral

Um futuro de oportunidades

Em prol do desenvolvimento econômico e social, Programa Flores + Renda estimula a capacitação e aproxima cidadãos do mercado de trabalho

Criar uma conexão entre a comunidade e o poder público, por meio de empresas e instituições de ensino, para garantir um futuro com mais qualidade de vida, desenvolvimento econômico e social. Essa é a premissa do Programa Flores + Renda, que tem aproximado e qualificado quem está procurando uma oportunidade daqueles que estão contratando.  
Dentre as diversas ações que integram a iniciativa, uma delas, realizada em setembro, ganhou destaque. Estamos falando da 1ª edição do Mutirão de Empregos, que reuniu 22 empreendimentos florenses que, junto ao Sine, ofertaram 400 vagas. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, a atividade teve o objetivo de atender a demanda do empresariado e inserir o público assistido pelo Desenvolvimento Social no mercado de trabalho. 
“Criamos um ambiente para o cidadão ter acesso aos caminhos que ajudarão a prover seu próprio futuro e, com a força do seu trabalho, conquistar objetivos e sonhos. O engajamento das empresas em participar da construção e da realização do mutirão foi uma resposta muito positiva de aceitação ao Programa Flores + Renda. De uma projeção inicial de 16 participantes, ampliamos para 22, e ainda tivemos alguns que ficaram na lista de espera para a próxima edição. O resultado, pela avaliação dos empreendedores, foi positivo e eles demonstraram vontade de participar novamente”, destaca o secretário, acrescentando que a adesão da comunidade também foi favorável a este parecer, já que mais de 150 pessoas buscaram oportunidades na ocasião.  
Conforme Mignoni, as organizações aproveitaram o mutirão para realizar conversas, conhecer as pessoas e agendar entrevistas, depois disso, a administração tem ciência de diversas contratações decorrentes. Mesmo com resultados satisfatórios, é importante seguir inovando e, por isso, vem mais novidades e facilidades por aí: “Cientes do grande impacto que o Flores + Renda gera para o desenvolvimento local, estamos trabalhando em uma plataforma digital de empregabilidade que vai impulsionar os resultados, ampliar as conexões entre candidatos e vagas. Atenderemos de forma online e offline, auxiliando um número maior de pessoas de diferentes perfis. Esta entrega contribui para a organização de dados e auxilia no levantamento de informações de forma centralizada”, adianta. 
Em relação à periodicidade de ações do Flores + Renda, como o mutirão, o secretário da pasta explica que a realização é decorrente da demanda da comunidade e que a 2ª edição está prevista para a segunda quinzena de março de 2023, mas reforça que, diariamente, o Departamento de Trabalho e a Sala do Empreendedor auxiliam pessoas e estabelecimentos nesta conexão, uma vez que o programa também prevê iniciativas que fomentem o empreendedorismo de maneira formal. “O Flores + Renda é a prática de um verdadeiro pacto comunitário pelo desenvolvimento econômico e social de nosso município. A unidade entre realizadores (administração municipal, parceiros de ensino, empresas, entidades representativas e voluntários) garante uma rede de apoio muito bem fundamentada, que trabalha em prol do desenvolvimento econômico do nosso município. Toda a comunidade ganha. O programa oportuniza às pessoas se capacitarem, com o intuito de se tornarem funcionários qualificados; pois pessoas engajadas, capacitadas e valorizadas são mais produtivas”, conclui Mignoni. 
A secretária de Desenvolvimento Social, Michelle Lusa, concorda com a perspectiva apresentada e defende que o programa é um movimento de inovação social, que visa fomentar a inclusão produtiva por meio de conexões: “O Flores + Renda surgiu quando a gestão atual se preocupou em escutar os anseios das entidades representativas do município, dos empresários e do cidadão, ficando evidente a necessidade de trabalhar a fim de que tivesse mão de obra para atender às demandas existentes. Entendeu-se que, como poder público, o nosso papel era aproximar estes realizadores, construindo uma forma de conectar iniciativas e demandas”.
Além do mutirão, outras ações – que já ocorreram e ainda estão por vir – fazem parte do Flores + Renda que, atualmente, tem suas atividades programadas pelo Departamento do Trabalho e pela Sala do Empreendedor: “É importante ressaltar que as capacitações, sejam cursos/workshops, palestras ou outras, acontecem por iniciativa dos realizadores, sendo que hoje contamos com mais de 35 já cadastrados”, enfatiza Michelle.
“O que mais queremos é estimular as pessoas a sonharem e acreditarem no seu próprio potencial, despertando o desejo de fazer a diferença, onde quer que estejam; e dinamizar a inclusão produtiva ao criar um ambiente que incentive a evolução pessoal para desenvolver capacidade de geração da própria renda”, finaliza a secretária.  

Oportunidades de capacitação 

Curso de Design de Sobrancelhas: 6 horas, início em 5 de novembro. Realização: Andressa Guimarães – Especialista em Sobrancelhas, Anna Kellin e Prefeitura de Flores da Cunha

Curso de Garçons e Garçonetes: 20 horas, início em 7 de novembro. Realização: Prefeitura de Flores da Cunha, SEG e SENAC

Curso de Cuidador de Idosos: 20 horas, início em 21 de novembro. Realização: Prefeitura de Flores da Cunha e SENAC

Curso de Condutor local para +50 anos: 24 horas, início em 28 de novembro. Realização: Prefeitura de Flores da Cunha

As inscrições podem ser feitas pelo site: https://bit.ly/cursos2022_out_dez
Além das capacitações acima, está sendo ofertado pelo realizador SM Resultados a oportunidade de escolher cursos online por meio do site: https://aulasemcasa.com/smresultados/loja_virtual/

Na prática 
Uma das pessoas que buscou o Mutirão de Empregos e saiu de lá com um trabalho foi o soldador/montador Vanderlei Júlio de Araújo, de 51 anos. “Não estava procurando emprego, pois trabalhava por conta com serralheria, em casa. Mas fui conferir como esse mutirão iria funcionar e encontrei, na EBRMAK Implementos Agrícolas, uma oportunidade na minha área”, empolga-se Araújo, que está trabalhando há 40 dias na empresa, como soldador/montador. 
Natural de Tapejara, ele reside em Flores da Cunha desde a adolescência e avalia como positivo o atual cenário empregatício por aqui: “Não vejo dificuldade de trabalho, mas acho que os profissionais deveriam ser melhor remunerados”, pontua, acrescentando que vários novos empreendimentos estão se instalando no município e, portanto, as possibilidades devem aumentar cada vez mais. 
Na opinião dele, a 1ª edição do mutirão foi de grande relevância para a comunidade e acredita que devem ser realizadas mais ações como esta: “É muito importante. Acho que mais empresas deveriam aderir à ideia, pois tem vários profissionais que esperam por uma oportunidade, desde que se encaixe na sua profissão. Quem teve a ideia está de parabéns”, conclui. 
E, como participante do mutirão, a EBRMAK Implementos Agrícolas, também ganhou muito com essa ação do Programa Flores + Renda. De acordo com a gerente administrativa/financeira, Sandra Pitton, de 39 anos, que há dois atua na empresa, a iniciativa da administração pública foi excelente: “Foi de vital importância, pois possibilitou acesso à mão de obra disponível no município e, com isso, podemos contratar profissionais aptos e qualificados”, constata.
A EBRMAK Implementos Agrícolas, que atua em Flores da Cunha desde 2009, conta com cinco colaboradores e, atualmente, possui uma vaga em aberto para a função de soldador/montador. A advogada, com pós-graduação em Planejamento Contábil Tributário, vê Flores da Cunha como uma cidade com alto potencial de crescimento e acredita que as principais dificuldades de contratação estejam atreladas a grande oferta e baixa qualificação. “É um município com uma vasta capacidade produtiva e muitas oportunidades para quem quer trabalhar. Por ter uma economia forte, possibilita atividades em setores variados e grande capacidade de crescimento profissional”, destaca Sandra. 
Conforme a gerente, esses entraves empregatícios poderiam ser amenizados com algumas medidas, como as que vêm sendo realizadas pelo Programa Flores + Renda, que ela, assim como o Vanderlei Júlio de Araújo e tantas outras pessoas, desejam que tenha continuidade: “Seria de grande importância para as empresas do município que essas ações fossem repetidas periodicamente”, finaliza, acreditando que assim toda a comunidade será beneficiada com mais qualidade de vida.

O soldador/montador Vanderlei Júlio de Araújo, 51 anos, aprovou a iniciativa do Programa Flores + Renda. - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário