Geral

Um Finados cheio de celebrações

Confira a programação completa das paróquias de Flores da Cunha, Otávio Rocha, Mato Perso e Nova Pádua

Na próxima quinta-feira, dia 2, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, o Dia de Finados. Com a aproximação da data, a movimentação no cemitério se intensifica, uma vez que é o momento de realizar reparos e limpeza do local.
Em Flores da Cunha as construções e reformas, bem como os procedimentos de exumação e translado de restos mortais, devem ser concluídos até o fim desta sexta-feira, dia 27, e as limpezas podem ser realizadas até a próxima quarta-feira, dia 1º de novembro, a fim de que as comemorações não sejam prejudicadas. Já no município paduense, a data para conclusão de todos os serviços é até o dia 1º de novembro.
O Dia de Finados é marcado pelas orações e homenagens aos entes queridos que já partiram. Assim como todos os anos, as paróquias de Flores da Cunha, Otávio Rocha, Mato Perso (Farroupilha) e Nova Pádua contam com programação religiosa especial para lembrar a data.
No município florense as celebrações começam ainda neste domingo, dia 29, e seguem até o dia 3 de novembro, com missas em diversos cemitérios da cidade. Também será realizada a tradicional missa no Cemitério Público Municipal, no dia 2, às 9h, e no primeiro e terceiro domingo do mês de novembro, dias 5 e 19, às 16h. Já no Pequeno Paraíso Italiano, todas as missas serão realizadas na quinta-feira, dia 2. Confira a programação completa das quatro paróquias.

Flores da Cunha
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Quarta-feira, dia 1º de novembro
18h – São Liberal – Serra Negra
18h – Nossa Senhora de Lourdes – Matriz
19h30min – Nossa Senhora do Monte Bérico
19h30min – São Pedro – Linha 100

Quinta-feira, dia 2 de novembro
9h – Cemitério Público Municipal
9h – São Gotardo
9h – São Paulo
10h15min – Nossa Senhora do Rosário – Nova Roma
10h15min – Santo Antônio – Linha 80
10h15min – São Martinho
14h – Nossa Senhora das Dores – Sete de Setembro
14h – São Roque
14h – São João Batista – Alfredo Chaves
15h15min – São Vitor
15h15min – Nossa Senhora de Fátima – Restinga
15h15min – Nossa Senhora do Carmo
16h30min – Santa Líbera
16h30min – Santa Bárbara
18h – Nossa Senhora de Lourdes – Matriz
Sexta-feira, dia 3 de novembro
18h – Nossa Senhora de Lourdes – Matriz
19h30min – Nossa Senhora Medianeira
19h30min – São João Batista – Cavour
19h30min – São João Bosco – Capoeirão

Otávio Rocha
Paróquia São Marcos
Domingo, dia 29 de outubro
10h30min – Capela São Francisco

Quinta-feira, dia 2 de novembro
9h – Igreja Matriz de Otávio Rocha
10h30min – Capela Nossa Senhora Caravaggio – Travessão Carvalho
14h – Capela São Luiz – 9ª Légua
15h30min – Capela Santa Justina
17h – Capela São Bartolomeu – Linha 60

Mato Perso
Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio
Quinta-feira, dia 2 de novembro
8h30min – Comunidade de São Vitor e Santa Corona
10h – Comunidade de São Tiago
10h – Comunidade de Santa Juliana

Nova Pádua
Paróquia Santo Antônio
Quinta-feira, dia 2 de novembro
8h30min – Cemitério Público Santo Antônio de Nova Pádua
9h30min – Santo Antônio – Travessão Paredes
10h30min – Santo Isidoro – Travessão Paredin
15h – Santo Antônio – Travessão Accioli
15h – São José – Travessão Cerro Largo
16h – Santos Firmo e Rústico – Travessão Leonel

O cenário das despedidas pós-pandemia 

A pandemia de Covid-19 já passou e a rotina voltou ao seu normal, porém nem tudo está como antes. Algumas das mudanças que aconteceram durante os últimos três anos fizeram muitos pensamentos, atitudes e crenças mudarem e permanecerem. Um exemplo disso está no setor das funerárias.
Segundo o diretor da CCR, Rodrigo Pradella, o fato de as pessoas não poderem se despedir de seus entes queridos como desejavam fez com que a equipe buscasse novas homenagens e cerimônias, para que as famílias tivessem um pouco de luz e alívio em seus corações: “Essa abordagem se fortificou e continua presente em nossos serviços, pois sempre buscamos fazer o melhor para nossos clientes. Porém, mesmo antes da pandemia, já trabalhávamos com homenagens e cerimônias personalizadas”, relata, completando que o empreendimento oferece, hoje, chuva de pétalas, homenagens de despedida e música ao vivo, tudo de acordo com os desejos deixados pelo falecido e pela família, desde o mais simples até o mais sofisticado.
Pradella também explica que a empresa sempre foi aberta a atender os pedidos das famílias, de acordo com às necessidades delas, e tem notado uma crescente busca por qualidade. “A pandemia nos mostrou que, muitas vezes, a qualidade é crucial, mesmo sem um velório de 24 horas. Percebemos que não há mais aquela urgência em iniciar uma cerimônia, mas sim o desejo de que seja algo significativo para a família. Essa mudança reflete também no pensamento das pessoas ao longo dos anos”, informa, acrescentando que a pandemia também despertou em todos um profundo sentimento de valorização da vida, do tempo e das pessoas. Por isso, hoje, o cuidado, a confiança, a empatia e o profissionalismo, são alguns dos critérios mais levados em consideração pelos clientes. 
Outra mudança percebida pelo diretor da CCR é o aumento significativo na procura por planos funerários. Segundo Pradella, atualmente, a empresa oferece planos de assistência familiar e cremação. “Esses planos incluem uma gama de serviços essenciais, proporcionando suporte abrangente durante um momento difícil. Além dos benefícios tradicionais em momentos de falecimento, nossos planos incluem vantagens em vida, como empréstimos de materiais de reabilitação, descontos em estabelecimentos parceiros e apoio personalizado e humanizado em todas as etapas, proporcionando conforto e tranquilidade para as famílias”, explica, informando que o empreendimento possui uma pessoa dedicada à adesão e venda de planos, que pode ser contatada pelo telefone (54) 3292 4266, ou, pessoalmente na empresa, localizada na Rua Júlio de Castilhos, 2472, Centro, em frente ao Mercado Zin.
A CCR acredita que o Dia de Finados é uma oportunidade de honrar aqueles que partiram e, por isso, todos os anos, realiza ações para homenageá-los, como a tradicional soltura de balões. E neste ano não será diferente, de acordo com Pradella, a equipe já está planejando algumas ações especiais para seus clientes e para a comunidade das cidades que atuam.
Outra funerária de Flores da Cunha que também auxiliará com ações para a data será o Memorial São Miguel Arcanjo, que estará apoiando a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes nas celebrações e estará disponível para quem desejar adquirir arranjos de flores para serem levados aos jazigos em homenagem aos finados.
Conforme a gerente de operações do local, Viviane Vizentin, e o administrativo financeiro, Luiz Francisco Mascarello, que assumiram o empreendimento há pouco tempo, os primeiros meses à frente da empresa trouxeram diversos desafios. 
Por meio do contato com a comunidade, foi possível notar que muitos ajustes seriam necessários, coisas que, aos poucos, estão sendo resolvidas, sempre visando atender os clientes da melhor forma possível.
Viviane e Luiz também constataram que alguns hábitos adotados durante a pandemia continuam muito presentes no dia a dia, como a higienização com álcool gel e o uso de máscaras. Itens que continuam sendo disponibilizados no local. Já em relação aos velórios madrugada adentro, que deixaram de ocorrer durante a Covid-19, eles explicam que é uma escolha da família, e que estão sendo disponibilizados da mesma forma. 
Para atender todos os públicos da melhor forma possível, a empresa busca oferecer uma diversidade de acessórios que vai desde flores naturais, cuja procura tem sido alta, até uma gama de opções em roupas e urnas. “A equipe do Memorial São Miguel Arcanjo busca, sempre, dar um ar moderno aos arranjos, com um tom menos fúnebre às flores, trazendo a leveza natural delas para a ornamentação da urna e confecção de coroas e cestos. Para roupas, temos um hábito muito tradicional da família trazer vestes próprias dos falecidos, mas contamos com uma diversidade de conjuntos para oferecer, principalmente trajes sociais completos, camisas sociais para serem combinadas com diferentes tipos de calças e conjuntos femininos” relatam, explicando que os serviços oferecidos para a cerimônia, além do acolhimento familiar, também envolvem a parte religiosa com os freis e pastores, elaboração de pequenos memoriais e ornamentação com cestos e coroas de flores naturais ou artificiais, além de músicas, que podem ser escolhidas, e transmitidas em um sistema de som adequado para ambientar um momento de tranquilidade no velório.
Além disso, o Memorial São Miguel Arcanjo oferece planos funerários, que vão desde os mais completos e incluem um pacote de atendimento sem custo dentro das especificações contratuais, ou então um desconto de 60% sobre o valor da urna escolhida pela família. “Hoje, o Memorial São Miguel Arcanjo atende todos os planos funerários vigentes da antiga Funerária e Capelas São Luiz e também os planos administrados pela empresa Vitta Assistência Familiar”, explicam, informando que todos os associados anteriores podem contar, com tranquilidade, com o serviço.
De acordo com a gerente de operações e o administrativo financeiro, os benefícios dos planos já iniciam para o associado e familiares em vida. “Os planos contam com a disponibilidade de material de convalescência (muletas, camas, andadores, etc) com gratuidade por um período de 30 dias. Além disso, estamos fortalecendo uma rede de apoio para proporcionar descontos aos associados no comércio local”, destacam, acrescentando que a popularização dos planos funerais vem com o benefício de tranquilizar as famílias de que todo o processo do ato fúnebre não pesará economicamente sobre elas.
Os planos podem ser contratados diretamente no escritórios, localizado na Rua John Kennedy, 2150, ao lado do Convento dos Freis Capuchinhos, ou, até mesmo, no Memorial São Miguel Arcanjo, na Rua Dom Finotti, 219.

Diretor da CCR, Rodrigo Pradella. - Valdinéia Tosetto Viviane Vizentin e Luiz Francisco Mascarello estão à frente do Memorial São Miguel Arcanjo. - Rosineide Casagranda/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário