Geral

Um festival que é muito mais do que poesia

Estudantes da Escola São Rafael encantaram os presentes no salão paroquial com criatividade e interpretação

A poesia é uma arte. E ela encanta ainda mais quando o autor consegue fazer com que cada uma das palavras contidas no texto provoque sentimentos, impressões ou reflexões. Mas poesia também é interpretação, e quando ela é bem feita enaltece a mensagem que o poeta tentou passar em breves linhas. E foi isso que os alunos do ensino médio da Escola São Rafael fizeram na quinta-feira, dia 1º, durante a realização do 16º Festival da Poesia. O evento, que aconteceu no salão paroquial e contou com a presença de alunos, pais e professores, teve a apresentação de 12 poesias. Dessas, quatro foram selecionadas pelo corpo de jurados, formado por profissionais de diversas áreas do conhecimento.

A edição de 2011 do Festival homenageou Adélia Prado e Roseana Murray. Mas não foram somente textos das duas poetisas que foram apresentados durante a atividade. Poesias de Cecília Meirelles, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Fernando Pessoa, entre outros, foram interpretadas pelos alunos. Durante as apresentações, cada obra foi avaliada pelos jurados sob quatro aspectos: Expressão Corporal, Expressão Oral, Desempenho e Espontaneidade e Exploração do Tema e Criatividade.

A poesia Palco da Vida, de Lourdes Neves Cúrcio, foi a grande vencedora. No palco do salão paroquial, os estudantes da turma 205 usaram máscaras e ilustraram bem o que o texto dizia: A vida tornou-se um palco, onde muitos usam máscaras, sob as quais vão ocultando suas próprias identidades. A interpretação foi da estudante Letícia Forlin. Em segundo lugar ficou o Poema em Linha Reta, de Fernando Pessoa, declamado pela estudante Mileine Bergozza, representando a turma 301. A aluna deu um show de interpretação e presença de palco, arrancando aplausos e elogios do público.

Em terceiro lugar ficou a poesia Eu sei, de autoria dos poetas Domingos Caldas Barbosa e Cecília Meirelles, interpretada por alunos da turma 204. A distinção ‘Poesia Destaque’ ficou com o texto Retorno Bravo, de Ubirajara Constant, da turma 101. As poesias vencedoras receberam premiação em dinheiro. Nos intervalos das apresentações, estudantes do ensino fundamental interpretaram algumas poesias que foram destaque no Salão Poético, evento que aconteceu na escola no mês de novembro. O Festival acontece anualmente no mês de dezembro.


1º lugar: Estudantes exploraram o tema utilizando máscaras para se referir ao tema da poesia. - Airton Nery / Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário